Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 27 abr 2024, 19:57

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 08 mar 2013, 15:38 
Offline

Registado: 08 mar 2013, 15:18
Mensagens: 3
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Estava analisando a seguinte questão:

Considere o espaço vetorial \(\mathbb{R}^{3}\)e o conjunto dos vetores M = [(4,5,6),(r,5,1),(4,3,2)]. Determine r de modo que o conjunto gerado pelos vetores de M não seja \(\mathbb{R}^{3}\).

Na resposta (presente na apostila) diz: "...sabemos que M são geradores de \(\mathbb{R}^{3}\) se constituírem uma base de \(\mathbb{R}^{3}\)."

Supondo que M gere \(\mathbb{R}^{3}\), é condição necessária que M constitua uma base de \(\mathbb{R}^{3}\)?
Em outras palavras, somente no caso de M ser uma base de \(\mathbb{R}^{3}\) que ele gera o conjunto \(\mathbb{R}^{3}\)?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 08 mar 2013, 19:14 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
eh essa a definicao de base de um espaco (ou subespaco): um conjunto de vectores linearmente independentes que gera todo o espaco. Neste caso, tratando-se de um conjunto de tres vectores, se forem linearmente independentes geram R3, sendo por isso uma base desse espaco.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 08 mar 2013, 19:34 
Offline

Registado: 08 mar 2013, 15:18
Mensagens: 3
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Eu ia perguntar ainda, mas acho que sanei minha dúvida analisando o próprio problema.

Se a quantidade mínima de vetores pra representar \(\mathbb{R}^{^{3}}\) é três, então não podem haver dois vetores linearmente dependentes entres os três.

Eu achava que a independência linear não constituía fator necessário para formar um espaço, achava que era apenas um fator que caracterizava a base como um conjunto "mais simples possível" para a formação de um espaço.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 08 mar 2013, 23:40 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
De facto o número mínimo de elementos de uma base de \(\mathbb{R}^3\) é três... Se tem um conjunto de três vectores linearmente independentes, ao escolher dois deles serão também linearmente independentes. No entanto, esse conjunto de dois vectores não pode ser uma base do espaço porque não gera \(\mathbb{R}^3\). Dois vectores, no máximo, irão gerar um plano.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 mar 2013, 13:26 
Offline

Registado: 08 mar 2013, 15:18
Mensagens: 3
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Sem mais dúvidas, só quero observar que muitas vezes esquecemos que há uma interpretação geométrica que pode auxiliar e muito, como foi o caso... e que eu negligenciei né! ;)


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 107 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: