Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 abr 2024, 09:09

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 mai 2015, 19:12 
Offline

Registado: 01 mai 2015, 19:02
Mensagens: 2
Localização: Suécia
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Seja \(F\subset \mathbb{R}\)fechado. Prove que uma função \(f:F\rightarrow \mathbb{R}\)é contínua se, e somente se, \(f^{-1}(G)\) é fechado, para todo fechado \(G\subset \mathbb{R}\) .


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 04 mai 2015, 18:18 
Offline

Registado: 14 dez 2011, 15:59
Mensagens: 897
Localização: Portugal
Agradeceu: 20 vezes
Foi agradecido: 373 vezes
De entre as várias definições de função contínua e conjunto fechado podemos usar estas:
1) Uma função \(f:F\to \mathbb{R}\) é contínua se para todo o \(a\in F\) e toda a sucessão \((x_n)\) em F se tem que \(x_n\to a \Rightarrow f(x_n)\to f(a)\).
2) Um conjunto \(G\subset \mathbb{R}\) é fechado se para toda a sucessão \((x_n)\) se tem que \(x_n\in G \wedge x_n\to a \Rightarrow a\in G\).

Vamos então mostrar a equivalência:

1) \(f:F\rightarrow \mathbb{R}\)é contínua implica que \(f^{-1}(G)\) é fechado, para todo fechado \(G\subset \mathbb{R}\)
Queremos mostrar que \(f^{-1}(G)\) é fechado partindo do princípio que G é fechado.
Seja \((x_n)\) uma uma sucessão arbitrária de termos em \(f^{-1}(G)\) e convergente \(x_n\to a\), então \(f(x_n)\in G\) e, por continuidade de f, \(f(x_n)\to f(a)\). Sendo \(G\) fechado isto implica que \(f(a)\in G\), logo \(a\in f^{-1}(G)\). Isto prova que \(f^{-1}(G)\) é fechado.

2) \(f^{-1}(G)\) é fechado, para todo fechado \(G\subset \mathbb{R}\) implica que \(f:F\rightarrow \mathbb{R}\)é contínua
Queremos mostrar que, para todo o \(a\in F\) e toda a sucessão \((x_n)\) em F, se \(x_n\to a\) então \(f(x_n)\to f(a)\).
Suponhamos que existia uma sucessão \((x_n)\) em F, tal que \(x_n\to a\) mas \(f(x_n)\not\to f(a)\). Se \(f(x_n)\not\to f(a)\) então existe uma subsucessão \((x_n_k)\) de \((x_n)\) tal que \(f(a)\) não é ponto aderente a \(Y=\{f(x_n_k):k\in\mathbb{N}\}\). Tomemos então o conjunto fechado \(G=\overline{Y}\), contrariamente à hipótese o conjunto \(f^{-1}(G)\) não é fechado pois contém uma sucessão \((x_n_k)\subset f^{-1}(G)\) que converge para um elemento que não pertence \(f^{-1}(G)\) (sendo \((x_n_k)\) subsucessão de \((x_n)\) temos necessariamente \(x_n_k \to a\)). Desta contradição resulta que não pode haver \(x_n\to a\) com \(f(x_n)\not\to f(a)\), logo a função tem de ser contínua.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 111 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: