Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 23:31

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 11 fev 2017, 02:04 
Offline

Registado: 10 fev 2017, 19:18
Mensagens: 7
Localização: Brasil
Agradeceu: 4 vezes
Foi agradecido: 1 vez(es)
Eu estou com um problema para entender o método de solução de equação diferencial exata,

pois equações diferenciais separáveis ou homogêneas são de fácil entendimento, visto que a solução desse dois tipos de

equações é obtido por simples integração. Porém, quando se trata de um EDO exata lança-se mão de do diferencial total, e isso

me parece muito estranho a ponto de eu não conseguir entender como este procedimento pode resultar na função f(x,y) que é solução da

EDO exata.

Alguém pode me explicar isso ou me indicar algum livro que possua um explicação detalhada do porque esse método de solução conduz a resposta correta?

Obs.: Eu não tenho dúvidas com relação ao procedimento em si. Por quê a função \(f(x,y)=c\)
é a solução da equação \(M(x,y)dx + N(x,y)dy = 0\)

Desde já, obrigado.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 fev 2017, 04:50 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
De uma forma bem simples. Aplicando alguns conhecimentos sobre R^n (Campos vetoriais conservativos, gradientes etc...)
Tendo \(Q(x,y) \, dy\: +\: P(x,y)\, dx=0\) e suponhamos que:

\(\frac{\partial Q}{\partial x}=\frac{\partial P}{\partial y}\)
Então, desta forma, P e Q são gradientes (Campo conservativo \(F(x,y)=(P(x,y),Q(x,y))\)) pelo que existe um potencial u tal que:

\(\left\{\begin{matrix} \frac{\partial u}{\partial x}=P(x,y)\\ \frac{\partial u}{\partial y}=Q(x,y) \end{matrix}\right.\)

Ora \(\frac{\partial}{\partial x}(u(x,y(x)))=\frac{\partial u}{\partial x}+\frac{\partial u}{\partial y}\cdot \frac{\mathrm{d} y}{\mathrm{d} x}\)

Pegando na equação:

\(Q(x,y) \, dy\: +\: P(x,y)\, dx=\frac{\partial u}{\partial y} \, dy\: +\: \frac{\partial u}{\partial x}\, dx=\frac{\partial u}{\partial x}+\frac{\partial u}{\partial y}\cdot \frac{\mathrm{d} y}{\mathrm{d} x}=\frac{\partial}{\partial x}(u(x,y(x)))=0\)

Como \(\frac{\partial}{\partial x}(u(x,y(x)))=0\), se \(\frac{\partial u}{\partial y}\neq 0\) então \(u(x,y)=c\) define implicitamente uma função y(x) continuamente diferencial e tem-se que:
\(\frac{\mathrm{d} y}{\mathrm{d} x}=y'(x)=\frac{-\frac{\partial u}{\partial x}}{\frac{\partial u}{\partial y}}\)

Basta imaginar que \(g'(x)=\frac{\partial}{\partial x}(u(x,y(x)))=0\). Pelo que \(g(x)=c=u(x,y(x))\) que torna as coisas bem mais simples.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 15 fev 2017, 18:11 
Offline

Registado: 10 fev 2017, 19:18
Mensagens: 7
Localização: Brasil
Agradeceu: 4 vezes
Foi agradecido: 1 vez(es)
Muito boa sua explicação!!

Muito obrigado,

Abraço!!!


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: