Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 29 mar 2024, 14:46

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 24 nov 2014, 19:27 
Offline

Registado: 24 nov 2014, 19:05
Mensagens: 27
Localização: belo horizonte
Agradeceu: 18 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá,meu nome e Thiago e estou com dúvida em função.
Em função do 1 grau quando vamos determinar uma lei de função por exemplo:
f(5)=8
f(6)=14
Nesse caso e simples Determinar a lei da função do 1 grau.

A minha dúvida e se caso eu quiser determinar a Lei da Função em:
f(2)=6
f(4)=10
f(5)=20
f(6)=40
f(7)=42
f(12)=46

Nesse caso são 6 pontos,como faz para determinar a lei da função desses 6 pontos em um único gráfico?Ou não tem jeito?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 nov 2014, 00:37 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Em que nível de ensino você está estudando esse assunto?

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 nov 2014, 01:08 
Offline

Registado: 24 nov 2014, 19:05
Mensagens: 27
Localização: belo horizonte
Agradeceu: 18 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
fraol Escreveu:
Em que nível de ensino você está estudando esse assunto?


Essa matéria e do ensino médio.
Eu sempre tive essa dúvida quanto a funções , pois sempre me perguntei e se tiver 4 variáveis(pontos) como faz?
Porque pelo que vê só podemos fazer uma parábola com lei de função com 3 variáveis(pontos) e o resto como fica?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 nov 2014, 10:48 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Se conhecer os valores da função em (n+1) pontos distintos consegue sempre encontrar um polinómio de grau menor ou igual que n que permite obter todos os valores da tabela. Chama-se a este processo interpolação polinomial. Existem processos rápidos de cálculo deste polinómio (procure por exemplo por polinómio interpolador de Newton, diferenças divididas) mas, tal como disse o fraol, talvez devesse avaliar se é realmente importante para o seu nível de ensino poder determinar esse tipo de leis.

Neste caso concreto, dispondo de 6 pontos (distintos) conseguirá encontrar um polinómio de grau 5 que descreve de forma exacta essa tabela...

\(p_5(x)=\frac{94 x^5}{525}-\frac{3743 x^4}{700}+\frac{61279 x^3}{1050}-\frac{203897 x^2}{700}+\frac{233951 x}{350}-\frac{2764}{5}\)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 nov 2014, 22:56 
Offline

Registado: 24 nov 2014, 19:05
Mensagens: 27
Localização: belo horizonte
Agradeceu: 18 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Sobolev Escreveu:
Se conhecer os valores da função em (n+1) pontos distintos consegue sempre encontrar um polinómio de grau menor ou igual que n que permite obter todos os valores da tabela. Chama-se a este processo interpolação polinomial. Existem processos rápidos de cálculo deste polinómio (procure por exemplo por polinómio interpolador de Newton, diferenças divididas) mas, tal como disse o fraol, talvez devesse avaliar se é realmente importante para o seu nível de ensino poder determinar esse tipo de leis.

Neste caso concreto, dispondo de 6 pontos (distintos) conseguirá encontrar um polinómio de grau 5 que descreve de forma exacta essa tabela...

\(p_5(x)=\frac{94 x^5}{525}-\frac{3743 x^4}{700}+\frac{61279 x^3}{1050}-\frac{203897 x^2}{700}+\frac{233951 x}{350}-\frac{2764}{5}\)


Muito obrigado por ter tirado essa minha dúvida.
Mais seria uma parábola no caso,uma reta ou um gráfico irregular?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 nov 2014, 23:53 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Sobolev Escreveu:
Mais seria uma parábola no caso,uma reta ou um gráfico irregular?


Isso depende de cada conjunto de pontos e do polinômio que se encontra por meio da interpolação, por exemplo para os pontos que enviou, o polinômio do Sobolev, teria algo assim:


Anexos:
interpol.png
interpol.png [ 9.45 KiB | Visualizado 2397 vezes ]

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.
Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 nov 2014, 00:08 
Offline

Registado: 24 nov 2014, 19:05
Mensagens: 27
Localização: belo horizonte
Agradeceu: 18 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
fraol Escreveu:
Sobolev Escreveu:
Mais seria uma parábola no caso,uma reta ou um gráfico irregular?


Isso depende de cada conjunto de pontos e do polinômio que se encontra por meio da interpolação, por exemplo para os pontos que enviou, o polinômio do Sobolev, teria algo assim:


Nossa,realmente vocês são muito bons,resolveram um problema que nem o meu professor conseguiu.
Eu fiquei com essa dúvida porque eu estava estudando função e percebe que o professor sempre passa 2 pontos para uma reta ou 3 pontos para uma parábola e me perguntei e se tivesse 4 pontos,5,6,7,etc.
Agradeço novamente. :)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 nov 2014, 00:08 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Um adendo: em nível de ensino médio, você poderia, a título de exercício, ter várias funções de primeiro grau ligando os pontos dois a dois, por exemplo:

(2,6) a (4,10): \(y = 2x + 2\)

(4,10) a (5,20): \(y = 10x-30\)

etc... Ou seja uma função com vários ramos (ou trechos).

Essas expressões passaram a ter mais sentido quando estudar Geometria Analítica em mais detalhes.

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 nov 2014, 00:15 
Offline

Registado: 24 nov 2014, 19:05
Mensagens: 27
Localização: belo horizonte
Agradeceu: 18 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
fraol Escreveu:
Um adendo: em nível de ensino médio, você poderia, a título de exercício, ter várias funções de primeiro grau ligando os pontos dois a dois, por exemplo:

(2,6) a (4,10): \(y = 2x + 2\)

(4,10) a (5,20): \(y = 10x-30\)

etc... Ou seja uma função com vários ramos (ou trechos).

Essas expressões passaram a ter mais sentido quando estudar Geometria Analítica em mais detalhes.


Muito bom,eu só vê o básico da geometria analítica na escola, por isso agora estou estudando separado.
Realmente eu já estava frustado por não ter conseguido tirar essa minha dúvida,quase desistindo,mais vocês me ajudarão muito e me incentivaram também.
Espero quando eu estiver aprendido mais coisas poder contribuir com o fórum assim como vocês.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 42 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron