Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 27 abr 2024, 14:16

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título da Pergunta: Função definida por duas regras
MensagemEnviado: 29 mar 2013, 15:00 
Offline

Registado: 29 mar 2013, 14:53
Mensagens: 3
Localização: brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Bom dia.

Uma função definida por dias regras pode ter o mesmo domínio para as duas regras?
Por exemplo:

f: [0, 5] --> R , f(x) = 3x, se x < 5 ou x² -6x + 8, se x <= 4


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 29 mar 2013, 16:16 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Boa tarde,

Myrian Escreveu:
Uma função definida por dias regras pode ter o mesmo domínio para as duas regras?


Sim. Aliás uma função possui somente um domínio.

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 29 mar 2013, 17:14 
Offline

Registado: 29 mar 2013, 14:53
Mensagens: 3
Localização: brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Acho que me expressei mal. Quiz dizer com "mesmo domínio para as duas regras", se pode ter as duas regras no mesmo intervalo do domínio. Isso caracteriza função? Pelo que sei cada x do domínio deve ter apenas uma imagem e no caso teremos o mesmo x com duas imagens. Pelo fato de ser regras diferentes fiquei na dúvida. Pode me esclarecer?

Obrigada.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 29 mar 2013, 18:22 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Olá,

Ok. Você se expressou corretamente, eu que não levei em conta a interseção dos subdomínios dos ramos. Nesse caso creio que, para não haver ambiguidade, seria melhor explicitar adequadamente os subdomínios. Poderíamos usar o subdomínio mais restritivo para o valor da variável independente, por exemplo para x = 2 usaríamos o ramo cujo subdomínio é x <= 4.
De qualquer forma, para ser função, para um determinado x devemos escolher apenas um dos ramos que contém x no subdomínio. Além do que, a união dos subdomínios deve estar contida no domínio. Esse tipo de problema faz a gente pensar ...

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 29 mar 2013, 22:40 
Offline

Registado: 29 mar 2013, 14:53
Mensagens: 3
Localização: brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Preciso dizer quais são todos os mínimos e máximos locais e absolutos nesse exercício, mas fiquei na dúvida se essa sentença caracteriza função ou não. Vou ter que pesquisar mais.
Obrigada


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 30 mar 2013, 01:56 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Oi, boa noite.

Ok. Se você encontrar algo esclarecedor na sua pesquisa, e puder compartilhar, posta aqui pra gente conhecer também.

Vou deixar uma resposta mais objetiva para o problema que você apresentou:

Pela definição, o problema apresentado não pode ser considerado uma função devido à ambiguidade nos subdomínios dos ramos, ou seja os subdomínios não estão bem definidos.

Para uma função por ramos ( ou o nome que tiver ) há a necessidade que os subdomínios sejam subconjuntos disjuntos do domínio, de outra forma podemos ter, como é o caso acima, um elemento no conjunto de partida relacionado a mais de um elemento no conjunto de chegada e, portanto, não será função sob o conceito matemático.

É isso.

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 143 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: