Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Volume de sólido gerado pela rotação de cubo

10 abr 2018, 23:45

Esta pergunta surgiu na minha cabeça pela primeira vez há muitos anos. Na ocasião eu estava com um cubo mágico nas mãos, e segurei o cubo com dois dedos pelos vértices opostos e, com a outra mão, fiz o cubo girar. E então perguntei a mim mesmo: "Qual o volume do sólido gerado?". Peguei então papel e lápis e comecei a tentar resolver o problema, para logo perceber que não era um problema tão simples.

Depois de muitos anos, consegui esboçar uma solução e obter uma possível resposta. Porém durante minha solução, precisei realizar uma operação que eu considero uma aproximação, e não um cálculo exato.

O que eu quero saber é a resposta exata, e o caminho utilizado para chegar nela. Como nunca consegui encontrar a solução na internet, resolvi me registrar neste fórum para obter ajuda, e desde já agradeço por ela.

Segue a pergunta:

"Qual a expressão, em função de L, do volume do sólido gerado pela rotação de um cubo de lado L ao redor de sua diagonal principal?"

Re: Volume de sólido gerado pela rotação de cubo

11 abr 2018, 01:09

Código:
cube =
GraphicsComplex[
{{0, 0, 0}, {0, 0, 1}, {0, 1, 0}, {0, 1, 1}, {1, 0, 0}, {1, 0, 1}, {1, 1, 0}, {1, 1, 1}},
Polygon[{{1, 2, 4, 3}, {5, 6, 8, 7}, {1, 2, 6, 5}, {3, 4, 8, 7}, {1, 3, 7, 5}, {2, 4, 8, 6}}]
];

envelope[t_] := If[t < 1, t, If[t < 2, Sqrt[(2 t - 3)^2 + 3]/2, 3 - t]]

lozenge =
Rotate[
RevolutionPlot3D[{Sqrt[2/3] envelope[t], t/Sqrt[3]}, {t, 0, 3}, MaxRecursion -> 5][[1]],
{{0, 0, 1}, {1, 1, 1}}];

enveloped =
Table[
Graphics3D[{Rotate[cube, x, {1, 1, 1}, {0, 0, 0}],  Opacity[1/2], lozenge},
ViewVector -> {3, 1/2, -2}, ViewAngle -> 30 Degree, ViewCenter -> {1/2, 1/2, 1/2},
ViewVertical -> {1, 1, 1}, Boxed -> False, ImageSize -> 300],
{x, 0, 2 Pi/3 - Pi/48, Pi/24}];

Export["enveloped.gif", enveloped, "GraphicsList", "DisplayDurations" -> {.05}]

Re: Volume de sólido gerado pela rotação de cubo

12 abr 2018, 17:51

Ora aí está um problema interessante de cálculo infinitesimal/ análise matemática. Não sendo fáci também não é extrodinariamente difícil.
Tratando-se de um sólido de revolução cada corte perpendicular ao eixo de rotação é um círculo. Portanto o que há a fazer é determinar o raio r(p) de cada círculo em função do ponto p, da diagonal de rotação do cubo, onde é feito o corte. Depois é só calcular a integral \(\int \pi r^2(p)||dp||\).
Comecemos por considerar, sem perda de generalidade, que o cubo tem vértices (0,0,0), (1,0,0), (0,1,0), (0,0,1), (1,1,0), (1,0,1), (0,1,1) e (1,1,1) e que a diagonal de rotação liga (0,0,0) a (1,1,1). Não é difícil verificar os seguintes factos:
(1) A superfície do sólido de revolução obtido pode ser obtida pela revolução do caminho de três arestas do cubo que passam pelos vértices (0,0,0), (1,0,0), (1,1,0) e (1,1,1).
(2) Um plano perpendicular à diagonal de rotação tem equação \(x+y+z=constante\). Assim sendo, plano perpendicular à tal diagonal que passe no ponto \((x,y,z)\) corta a diagonal no ponto \(\left(\frac{x+y+z}{3},\frac{x+y+z}{3},\frac{x+y+z}{3}\right)\).
O caminho citado no facto (1) pode ser parametrizado por \(t\mapsto \gamma(t)\) com \(t\in [0,3]\), \(\gamma(t)=(t,0,0)\) se \(0\le t\le 1\), \(\gamma(t)=(1,t-1,0)\) se \(1\le t\le 2\) e \(\gamma(t)=(1,1,t-2)\) se \(2\le t\le 3\). Para cada \(t\) a projeção de \(\gamma(t)\) na diagonal será \(p(\gamma(t))=\left(\frac{t}{3},\frac{t}{3},\frac{t}{3}\right)\) (usando o facto (2)). O o quadrado do raio do círculo de revolução para \(t\) é dado, pelo teorema de Pitágoras, por \(r^2(t)=||\gamma(t)||^2-||p(\gamma(t))||^2\).
Fazendo as contas (exercício), temos que \(r^2(t)=\frac{2t^2}{3}\) se \(0\le t\le 1\), \(r^2(t)=\frac{2t^2}{3}-2t+2\) se \(1\le t\le 2\) e \(r^2(t)=\frac{2(3-t)^2}{3}\) se \(2\le t\le 3\).
Portanto, e tendo em conta que \(p(\gamma(t))=\left(\frac{t}{3},\frac{t}{3},\frac{t}{3}\right)\Rightarrow ||dp(gamma(t))||=\frac{\sqrt{3}dt}{3}\), o volume será \(\int_0^1\pi \frac{2\sqrt{3}t^2dt}{9} +\int_1^2\pi \frac{(2t^2-6t+6)\sqrt{3}dt}{9}+\int_2^3\pi \frac{2\sqrt{3}(3-t)^2dt}{9}\) o que dá \(\frac{\pi\sqrt{3}}{3}\) (exercício).

PS: Como observação extra, refiro que o sólido de revolução obtido é o interior dum hiperboloide ou superfície regrada ensanduichado por dois cones com vértices em posições opostas.
Responder