Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 17:21

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 28 jul 2014, 18:45 
Offline

Registado: 28 jul 2014, 18:19
Mensagens: 1
Localização: Vitoria, ES
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá,

Estou programando a representação de uma rede neural em 2d e gostaria que me ajudassem em uma questão. A representação em questão envolve células (neurônios) dispostos em um plano x, y. Cada célula desta pode ter um segmento dendritico que parte dela em direção a células laterais. A dúvida em questão é que necessito criar o segmento dendritico que termine num ponto medio entre as células que ele se conecta.

Eu anexei uma imagem para demonstrar o problema. No desenho, vocês podem ver que a célula azul-escuro se conecta (através de um segmento verde de radio r=0,5) a outras células em azul-claro. Uma extremidade do segmento é a própria célula azul (x0, y0) e a outra extremidade é um ponto médio de coordenadas (xn, yn).

Uma abordagem que eu pensei seria calcular a equação das duas retas mais afastadas em laranja (usando as cordenadas das células no gráfico cuja unidade é 01 [um]), obter o ângulo, e então usar funções trigonétricas para calcular h (i.e. yn) e o m (i.e. xn) do triângulo que se forma. Entretanto não sei como fazer isso, pois esqueci as fórmulas adequadas pra isso (15 anos que não vejo mais isso.. :) )

Outra abordagem que pensei seria descobrir usando equação circular onde as duas retas mais afastadas tocam o circulo e então calcular o ponto que fica na metade do arco formado por elas. Também não sei como fazer isso..

Se alguém puder me ajudar nesse problema usando as abordagens acima ou alguma mais simples, ficaria muito grato..


Anexos:
DistalSegment.png
DistalSegment.png [ 18.11 KiB | Visualizado 1203 vezes ]
Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 30 jul 2014, 10:59 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Bom dia,

O ponto médio que procura é um ponto cujas coordenadas são a média das coordenadas dos pontos que lhe dão origem, por exemplo, se tiver um conjunto de n pontos

\(P_1=(x_1,y_1), \quad P_2=(x_2,y_2), \cdots P_n = (x_n,y_n)\)

o ponto médio será

\(P_{medio} = \left( \frac 1n (x_1+x_2+\cdots x_n),\,\,\, \frac 1n (y_1+y_2+\cdots +y_n) \right)\)


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 60 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron