Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 19 abr 2024, 08:16

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 19 ago 2014, 02:26 
Offline

Registado: 27 jul 2014, 03:01
Mensagens: 9
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá, preciso estabelecer algumas conclusões a respeito de tendências. Na verdade, preciso saber quando em valores de tendências posso concluir que há crescimento, estagnação ou regressão.
Através do EXCEL, consigo obter por formulas alguns valores dias, mas não consigo definir um critério de conclusão, isto é, se crescente, estável ou em redução. No exemplo, até pode ficar simples e claro, mas suponha que há vários números, centenas, isso fica difícil concluir visualmente, assim como não produtivo. veja figura anexa.

Se alguém puder ajudar a fazer alguma formula ou ideia que possa ser adicionada ao Excel, a fim de facilitar a conclusão, agradeço. Lembrando que o exemplo informado contém poucos valores.
Não sei se por média, desvio padrão, etc.., poderia ser uma forma de identificar a conclusão. Fora isso, os valores foram aleatórios e que podem também ser muito próximos uns dos outros.
Aguardo alguma consideração. Grato.


Anexos:
tendencia.jpg
tendencia.jpg [ 131.87 KiB | Visualizado 1460 vezes ]
Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 06 set 2014, 02:23 
Offline

Registado: 25 jun 2013, 14:35
Mensagens: 300
Agradeceu: 101 vezes
Foi agradecido: 100 vezes
Olá brjohnsmith

A Estatística mais comum usada para a determinação de tendências lineares é o Coeficiente de Correlação Linear (CCL) (ou de Pearson ou Bravais-Pearson) (são todas designações da mesma medida). Na prática, a relação cronológica com uma certa variável não tem (obviamente) de ser linear, podendo ser de outra natureza qualquer; mas como 1.ª abordagem avalia-se a relação linear entre duas variáveis:

No excel, pode encontrar, entre as fórmulas do pack estatístico, o CCL, tendo para isso apenas de colocar nos Range's as duas amostras (Data e Valor); o valor devolvido é o CCL.
Este valor está sempre entre -1 e 1. Se o CCL<0 então a tendência linear é decrescente, Se o CCL>0 então a tendência linear é crescente; caso seja 0 ou esteja muito perto de 0, podemos afirmar que é uma tendência estável constante.

É claro que deve sempre observar-se muito bem os dados que estão causa e entender muito bem não apenas as variáveis que se estão a estudar, porque muitas vezes tiramos conclusões de forma demasiado fácil, quando nem sempre os dados nos contam a história toda; sobretudo porque nem sempre estamos a tirar amostras aleatórias (mesmo que pensemos que assim é); o mais certo é a aleatoriedade nos pregar partidas, umas vezes menos sérias do que outras.

Espero ter ajudado. ;) Bom estudo.

_________________
http://www.matematicaviva.pt/
F. Martins


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: