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MensagemEnviado: 22 jul 2014, 22:48 
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Olá, boa tarde
Eu estou sem estudar a matemática por 4 dias ,e isto está me deixando muito chato e nervoso. Eu quero estudar as frações, quero continuar a resolver problemas de frações, mas eu simplesmente não consigo entender o porquê deste sinal de multiplicação. Não posso estudar as frações, porque apesar de já ter aprendido a fazer tudo: dividir, subtrair e multiplicar frações, mas o que estes homens fazem nestes dois vídeos simplesmente não fazem sentido. No segundo vídeo o homem disse que iria fazer uma divisão, e eu sei que uma divisão é uma multiplicação ao contrário, 11/16 : 24/1 = 11/16 . 1/24
Mas ele não fez isto. Nem o outro homem. Vocês podem me ajudar? já estou frustrado porque estou tentando entender o que eles fizeram há mais de 5 dias.
Eu peço a vocês que expliquem o quanto puderem , para eu entender de verdade.

Na aula Problemas de Frações 2, O vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=iWlQBtO77G8


em determinado momento o calculo fica assim, como mostrado na imagem.

http://www.tickimg.com.br/uploads/_he.png

Eu tinha o livro todo que é 5/5 daí li 1/5, e ficou 4/5 . daí li 1/3 de 4/5 e a sua resposta foi 4/15

Bom, eu quero saber por que o autor do vídeo fez o 1/3 e o 4/5 como multiplicação e não como divisão ou subtração.


Eu tenho 4/5 de uma coisa, tiro 1/3 dessa coisa = isto é igual á = ME Parece UMA SUBTRAÇÃO.
Então não entendi por que ele fez no cálculo uma multiplicação com estas frações, quando na verdade deveria ter feito uma subtração.

sendo uma subtração 4/5 - 1/3 = 7/15
sendo uma divisão de frações eu iria manter o 4/5 e colocar o 1/3 ao contrário, então ficaria assim:
Sendo uma divisão 4/5 : 1/3 = 4/5 . 3/1 = 12/5
Não foi uma divisão porque ele não colocou o 1/3 pelo contrário.

se ele leu 1/5 no primeiro dia,e no segundo dia leu 1/3 de 4/5 , eu deveria tirar 1/3 de 4/5 fazendo assim um subtração, mas não, ele fez assim: 4/5 . 1/3 = 4/15
Agora peço a ajuda de vocês para entender isto. Quero entender por que isto não é uma divisão, por que não é uma subtração E por que é uma multiplicação.

------

Agora se você puder, gostaria que respondesse essa outra dúvida.
Para isso você deve ver o vídeo e a imagem abaixo.

Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=4fQa2sSeW28
Imagem - http://www.tickimg.com.br/uploads/_hc_1.png


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MensagemEnviado: 22 jul 2014, 23:27 
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Citar:
Eu tinha o livro todo que é 5/5 daí li 1/5, e ficou 4/5 . daí li 1/3 de 4/5 e a sua resposta foi 4/15

Bom, eu quero saber por que o autor do vídeo fez o 1/3 e o 4/5 como multiplicação e não como divisão ou subtração.



Porque quando falamos: " eu li 1/3 do livro " quer dizer que dividimos o livro em 3 partes e lemos uma parte somente.

Portanto quando o autor fala que leu 1/3 do restante. quer dizer que do restante ele leu a terça parte (divisão por 3),ou, o que sobrou ele dividiu em três partes e leu uma parte.

Pode escrever que ele leu a 3 parte como:
\(\frac{4}{3}/3\)

Ou

\(\frac{1}{3}*\frac{4}{5}\)

Divisão é o inverso da multiplicação

Espero que tenha entendido, se não, pode me falar que tento explicar de outra forma

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"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento"

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MensagemEnviado: 22 jul 2014, 23:29 
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Errei aqui:
Citar:
\(\frac{4}{3}/3\)


é
\(\frac{4}{5}/3\)

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MensagemEnviado: 24 jul 2014, 11:27 
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Olá, Eu quero pedir a ajuda de vocês para resolver estes exercícios : http://www.coladaweb.com/matematica/exe ... de-fracoes

eu quero resolver todos, porém só consegui resolver o primeiro. Vocês podem me ajudar? Eu agradeceria muito, até mais.

Para começar, eu não consegui resolver este:

Para ladrilhar 2/3 de um pátio empregaram-se 5 456 ladrilhos. Para ladrilhar 5/8 do mesmo pátio, quantos ladrilhos seriam necessários ?

Eu não consegui resolver este problema. Na verdade, não sei nem por onde começar.

para ladrilhar 2/3 de um pátio foi usado 5,456 ladrilhos. Eu não sei de que tamanho é o pátio, mas sei que foi necessário 5.456 para ladrilhar 2/3 deste lugar. Não sei como posso chegar a este resultado, pois não sei o tamanho do pátio, e mesmo se eu soubesse não saberia chegar ao resultado.

Vocês podem me dizer como chegar a este resultado detalhadamente?


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MensagemEnviado: 24 jul 2014, 14:47 
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Olá Jonna,
Para este problema, pense no seguinte: para ladrilhar 2/3 do pátio são necessáios 5456 ladrilhos. Ou seja, se você dividir o pátio em três partes iguais e ladrilhar duas delas, gastará 5456 ladrilhos. Para ladrilhar somente uma das três partes, você gastará a metade disso, ou seja, 5456/2 = 2728 ladrilhos. Portanto, sabemos que para ladrilhar uma das três partes do pátio gastaremos 2728 ladrilhos. Para ladrilhas o pátio inteiro, precisamos ladrilhas as três partes iguais, e, portanto, gastaremos 3*2728 = 8184 ladrilhos. Para saber quantos ladrilhos gastaremos para ladrilhar 5/8 do pátio, devemos dividir o pátio em oito partes iguais. Para ladrilhar cada uma delas, gastaremos 8184/8=1023 ladrilhos. Finalmente, para ladrilhas 5 das 8 partes iguais (5/8) do pátio, gastaremos 1023*5 = 5115 ladrilhos. Entendeu?


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MensagemEnviado: 24 jul 2014, 17:14 
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Hugoscampos Escreveu:
Olá Jonna,
Para este problema, pense no seguinte: para ladrilhar 2/3 do pátio são necessáios 5456 ladrilhos. Ou seja, se você dividir o pátio em três partes iguais e ladrilhar duas delas, gastará 5456 ladrilhos. Para ladrilhar somente uma das três partes, você gastará a metade disso, ou seja, 5456/2 = 2728 ladrilhos. Portanto, sabemos que para ladrilhar uma das três partes do pátio gastaremos 2728 ladrilhos. Para ladrilhas o pátio inteiro, precisamos ladrilhas as três partes iguais, e, portanto, gastaremos 3*2728 = 8184 ladrilhos. Para saber quantos ladrilhos gastaremos para ladrilhar 5/8 do pátio, devemos dividir o pátio em oito partes iguais. Para ladrilhar cada uma delas, gastaremos 8184/8=1023 ladrilhos. Finalmente, para ladrilhas 5 das 8 partes iguais (5/8) do pátio, gastaremos 1023*5 = 5115 ladrilhos. Entendeu?


Nossa, entendi sim meu amigo. Muito obrigado !!

Quero pedir a você para me dar alguns problemas semelhantes a este para resolver. Estou começando a me divertir com a matemática, Prometo que quando eu for um matemático irei sempre dizer que você foi uma das pessoas que me mostraram o quão divertido e prazeroso ela é.


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MensagemEnviado: 24 jul 2014, 17:38 
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Ao que me parece, este site que você postou contém inúmeros exercícios parecidos (e bons). Tente fazer todos eles!


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MensagemEnviado: 25 jul 2014, 14:49 
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Olá, bom dia

Tenho mais um.

A soma de três números é 30. O primeiro corresponde aos 2/3 do segundo e este, aos 3/5 do terceiro. Calcular o produto destes três números.

Tá, eu irei chamar o primeiro número de x o segundo de y e o terceiro de z. Eu sei que z tem o maior número.

sei o valor de de x = 2/3 . y
e y é = 3/5 de z

Agora, a minha pergunta é: Qual número devo encontrar primeiro e como?


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MensagemEnviado: 25 jul 2014, 15:20 
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Primeiramente, sabemos que:
x + y + z = 30 (I)
x = (2/3 . y) (II)
y = (3/5 . z) (III)

Devemos usar estas relações (II e III) para transformar a equação (I) em uma equação com somente uma incógnita. Eu decidi escolher a incógnita y. Portanto, devemos expressar x e z como funções de y. Já sabemos, entretanto, que x = (2/3 . y) (II). Como y = (3/5 . z) (III), se multiplicarmos esta equação por 5 dos dois lados e depois dividirmos por 3 dos dois lados, teremos: z = (5/3 . y) (IV).
Finalmente, substituindo x e z na equação (I), teremos:
(2/3 . y) + y + (5/3 . y) = 30.
Multiplicando os dois lados desta equação por 3, teremos:
2y + 3y + 5y = 90 -> 10y = 90 -> y = 9
Finalmente, substituindo o valor de y nas equações (II) e (IV), teremos x = 6 e z = 15. Entendeu?


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MensagemEnviado: 26 jul 2014, 21:28 
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Olá, de novo

Eu tenho mais uma dúvida, sobre esta pergunta.

Que número é necessário somar a um e três quartos para se obter cinco e quatro sétimos ?

Vocês poderiam me ajudar a chegar ao resultado? lendo a pergunta percebi que terei que transformar estas frações mistas em frações improprias, portanto terei uma fração imprópria como resultado. Agora, uma outra pergunta, como transformo uma fração imprópria em uma fração mista?


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