Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 20 abr 2024, 01:56

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 27 jul 2014, 03:04 
Offline

Registado: 27 jul 2014, 03:01
Mensagens: 9
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá, estou com uma duvida básica de como calcular alguns valores, se alguém puder me ajudar, agradeço.

Considerando que em um mês eu tenha para cada item um determinado valor e que, no mês seguinte, tenho novos itens com outros valores, sendo que os itens não necessariamente são os mesmos. Suponha que alguns itens mês atual teve um desempenho melhor do que no mês anterior (nem todos, alguns até podem ter piorados). Como eu posso demonstrar:

1) o ganho de cada item em relação ao total do mês anterior.
2) o ganho de todos os itens (que tiveram melhor desempenho), em relação ao total do mês anterior.

Exemplo:

Mês Anterior: ITEM A, B, E, F, valores respectivamente: 10, 5, 4, 2
Mês Atual: ITEM B, C, E, F, valores respectivamente: 2, 10, 2, 5

Os itens B, E e F são os validos para calculo, sendo o item F com aumento ao invés de diminuição de desempenho. O item F então fica de fora do processo de calculo de ganho.

Se B fosse utilizado no mês anterior com o desempenho do mês atual, qual seria o ganho em relação ao mês anterior? (em porcentagem, por exemplo) A mesma coisa para o item E.

Agora, somando-se B e E, qual o ganho em relação ao mês anterior? (em porcentagem, por exemplo)

Como seria esse calculo, o que comparo com que, sob o que, etc..

Aguardo e Grato.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 jul 2014, 15:14 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Bom dia,

Em geral, podemos calcular a variação percentual da seguinte forma: \(\text{variacao} = \left( \frac{\text{atual}}{\text{anterior}} - 1 \right ) \times 100\)

Então, usando isso com os dados do seu exemplo:

\(\begin{matrix}
& \text{anterior} & \text{atual} & \text{variacao}\\
\text{--------} \ | & \text{------------} \ | & \text{------------} \ | & \text{-----------------------} \\
A & 10 & & \\
\text{--------} \ | & \text{------------} \ | & \text{------------} \ | & \text{-----------------------} \\
B & 5 & 2 & \left( \frac{2}{5} - 1 \right ) \times 100 = - 60\% \\
\text{--------} \ | & \text{------------} \ | & \text{------------} \ | & \text{-----------------------} \\
C & & 10 & \\
\text{--------} \ | & \text{------------} \ | & \text{------------} \ | & \text{-----------------------} \\
E & 4 & 2 & \left( \frac{2}{4} - 1 \right ) \times 100 = - 50\% \\
\text{--------} \ | & \text{------------} \ | & \text{------------} \ | & \text{-----------------------} \\
F & 2 & 5 & \left( \frac{5}{2} - 1 \right ) \times 100 = 150\% \\
\text{--------} \ | & \text{------------} \ | & \text{------------} \ | & \text{-----------------------} \\
\\\end{matrix}\)

Consegue, com isso, fazer outras simulações?

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 jul 2014, 16:33 
Offline

Registado: 27 jul 2014, 03:01
Mensagens: 9
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá farol, obrigado pelas informações. Agora, vejamos o seguinte: se eu somar todos os valores do mês anterior e dividir por cada um dos itens, tenho a proporção de quanto cada um representou no mês, certo? Isso também valido para o mês atual. Entretanto, não posso fazer uma comparação direta mês anterior com mês atual, pois ha dados no mês anterior que não estão no mês atual, assim como poderia haver o inverso.
Se considerarmos isso, sob o valor total do mês anterior, qual seria o ganho, de cada item correspondente nos meses, teria ganho? Por exemplo, se o item B teve um desempenho de 60% melhor no mês atual do que no mês anterior, se esse desempenho fosse no mês anterior, qual seria o ganho que o mês anterior teria?
Outro coisa, na questão acima, teremos para cada item, o quanto que representaria o ganho no mês anterior, mas se também quisermos saber, somente para os que são correspondente, somando-se os valores de ganho, qual seria o ganho no mês anterior?
Não sei se ficou claro.
Grato, e vlw.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 jul 2014, 18:17 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Oi,

Vamos discutir o início da sua mensagem anterior:

fraol Escreveu:
se eu somar todos os valores do mês anterior e dividir por cada um dos itens, tenho a proporção de quanto cada um representou no mês, certo?


A soma do anterior é \(21\). Se dividirmos esse valor por cada um dos itens o que teremos é quantas vezes cada item está contido no total, por exemplo:

\(\frac{21}{10} = 2,1\)

Ou seja \(10\) está \(2,1\) vezes dentro de \(21\).

Para obtermos quanto cada um representou no mês, fazemos a conta inversa, isto é:

(usando o exemplo o item de valor 10): \(\frac{10}{21} = 0,476 \sim 47,6%\).

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 jul 2014, 19:15 
Offline

Registado: 27 jul 2014, 03:01
Mensagens: 9
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá fraol, acho que estou querendo algo mais do que isso, veja abaixo

Mes Anterior Mes Atual
a | 10 | 0,476190 | 47,62% | a | |
b | 5 | 0,238095 | 23,81% | b | 2 | 0,105263158 | 10,53% | 0,4000 | 40,00%
c | | 0,000000 | 0,00% | c | 10 | 0,526315789 | 52,63%
e | 4 | 0,190476 | 19,05% | e | 2 | 0,105263158 | 10,53%
f | 2 | 0,095238 | 9,52% | f | 5 | 0,263157895 | 26,32%
| 21 | | | | 19 |


agora, sabemos que o item B, por exemplo, teve um desempenho melhor no mês atual do que no mês anterior, de 5 foi para 2, o que seria 40% de redução.

suponha que esse ganho de 40% tivesse sido realizado no mês anterior, qual seria o ganho no mês anterior se tivesse o índice do mês atual?

outra pergunta, com exceção do item F que teve um crescimento, se a gente somar os ganhos dos itens B e E, qual seria também o ganho no mês anterior com os índice do mês atual? Não sei se ficou legível o texto acima, mas estou anexando o arquivo excel também.

como vou precisar planilhar e terei uma serie de linhas para calcular, precisarei aplicar uma regrar para a parte do ganho individual com relação ao mês anterior - será uma coluna, e outra regra para somar os ganhos do mês atual e ver o ganho sob o mês anterior, que será outra coluna.

obrigado.


Anexos:
matematica.rar [7.07 KiB]
Transferido 106 Vezes
Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 jul 2014, 00:35 
Offline

Registado: 27 jul 2014, 03:01
Mensagens: 9
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá, alguém mais tem alguma dica?
Grato.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 29 jul 2014, 02:06 
Offline

Registado: 27 jul 2014, 03:01
Mensagens: 9
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá,

Será que eu poderia dizer que, no exemplo do item B, se eu fizer:

(5 - 2) / 21 eu terei o valor do quanto seria o ganho desse valor sob o valor do mês anterior?

o que daria: 0,142857143 = 14,2857%

\(\frac{\left ( mesanterior - mesatual \right )}{totalanterior}\)

Seria algo assim? Alguém poderia ajudar e/ou confirmar?

Grato.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 10 set 2014, 05:09 
Offline

Registado: 10 set 2014, 00:51
Mensagens: 3
Localização: Brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Existem varias calculadores online para lhe auxiliar na hora de fazer o calculo online, deixei um dele na minha assinatura!

_________________
descubra passo a passo como de faz o calculo de porcentagem, facil e simples, calculadora online.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 51 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: