Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 abr 2024, 14:15

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 06 set 2012, 20:40 
Offline

Registado: 06 set 2012, 20:22
Mensagens: 4
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Tenho buscado na internet algoritmos de teste de primalidade de números. Deparei-me com o AKS e Monte-Carlo, sendo o AKS determinístico e o M.C. probabilístico, porém o M.C. é muito mais rápido. Contudo li artigos e monografias com gráficos de execução dos referidos algoritmos e eles funcionam bem para primos pequenos, digamos com 6 dígitos, além do que o tempo de resposta cresce de tal maneira que fica inviável testar a primalidade de centenas de dígitos, duraria uma eternidade. Estou supondo que fonte que li está correta.

Então gostaria de saber, se hoje em dia em comércio eletrônico e em protocolos de criptografia usam-se primos grandes, deve existir um meio de obtê-los. Na internet só se mostra listagens de primos pequenos. E os grandes, como descobri-los???????

Preciso da informação para realização de software, então qualquer ajuda é muito bem vinda.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 07 set 2012, 12:42 
Offline

Registado: 21 jan 2011, 11:31
Mensagens: 947
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Foi agradecido: 126 vezes
Não existe um método simples para números muito grandes. Por isso se codificam as mensagens (RSA) com o produto de dois primos muito grandes. A factorização é uma operação que leva imenso tempo, exponencialmente mais para números grandes.

Por isso a usam no comercio electronico. Normalmente cada um dos lados sabe um dos primos e facilmente descodifica. Qualquer intruso tem um número enorme que tem de factorizar em dois números primos, e encontrar números primos grandes é difícil.

Não posso ajudar muito com algoritmos, mas Monte Carlo não é a solução para muita rapidez :)

_________________
José Sousa
se gostou da resposta, divulgue o fórumdematemática.org

O Binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso.

óóóó---óóóóóó óóó---óóóóóóó óóóóóóóó
(O vento lá fora.)

Álvaro de Campos, 15-1-1928


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 14 set 2012, 22:23 
Offline

Registado: 06 set 2012, 20:22
Mensagens: 4
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Se alguém puder colocar aqui as regras (algoritmo) Rabin-Miller para testar primalidade eu agradeceria bastante. Não adianta copiar de wikipédia pois de fontes evidentes já consultei. Gostaria de uma descrição cujo jargão matemático fosse mastigado a fim de que eu possa utilizar os operadores matemáticos básicos para implementar software de cálculo de primo. A explicação deve dispensar considerações teóricas e notações de conjuntos numéricos e coisas que não contribuam para serem TRADUZIDAS em contas. Alguém se habilita? ;-)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 18 set 2012, 13:22 
Offline

Registado: 06 set 2012, 20:22
Mensagens: 4
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Ué? O algoritmo na wikipedia tem menos de 1 palmo de extensão... Será que não tem 1 matemático por aqui que dê conta de explicar Miller Rabin??? :(


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 18 set 2012, 14:06 
Offline

Registado: 06 set 2012, 20:22
Mensagens: 4
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Acabo de obter a resposta, passar bem a todos. []s


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 174 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: