Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 29 mar 2024, 03:17

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 25 jun 2016, 04:38 
Offline

Registado: 25 jun 2016, 04:26
Mensagens: 2
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Pessoal, gostaria de uma ajuda. A professora da minha enteada passou o seguinte exercício na seção de produtos notáveis:

(2x + y - 3)²

Ela alegou que pode considerar os dois primeiros termos como um só e trabalhar a expressão como produto notável. Eu não concordei e resolvi manualmente e, consequentemente, o resultado dela foi totalmente diferente do que encontrei. Também tenho formação na área de exatas e gostaria de tirar essa dúvida com vocês. Até onde eu saiba a fórmula de produtos notáveis é apenas um meio mais direto de se chegar ao resultado. Não há nenhuma propriedade específica que altere o valor dos cálculos.

Portanto, qual seria a resposta final (expressão desenvolvida) para a expressão que ela passou?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 jun 2016, 14:12 
Offline

Registado: 25 mar 2012, 19:59
Mensagens: 1026
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 116 vezes
Foi agradecido: 204 vezes
Olá!!

As duas formas estão correctas!

Como sugerido pela professora:

\(\\ (2x + y - 3)^2 = \\\\ \left [ (2x + y) - 3 \right ]^2 = \\\\ (2x + y)^2 + 2 \cdot (2x + y) \cdot (- 3) + (- 3)^2 = \\\\ (4x^2 + 4xy + y^2) - 6(2x + y) + 9 = \\\\ \fbox{4x^2 + 4xy + y^2 - 12x - 6y + 9}\)

Como feito por você:

Sabe-se que \((a + b + c)^2 = a^2 + b^2 + c^2 + 2 \cdot ab + 2 \cdot ac + 2 \cdot bc\), então;

\((2x + y - 3)^2 = \\\\ (2x)^2 + (y)^2 + (- 3)^2 + 2 \cdot (2xy) + 2 \cdot (- 6x) + 2 \cdot (- 3y) = \\\\ 4x^2 + y^2 + 9 + 4xy - 12x - 6y = \\\\ \fbox{4x^2 + 4xy + y^2 - 12x - 6y + 9}\)

_________________
Daniel Ferreira
se gosta da resposta,
RESPONDA A QUEM PRECISA


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 jun 2016, 01:50 
Offline

Registado: 25 jun 2016, 04:26
Mensagens: 2
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Obrigado Daniel! Esse que é o problema, na verdade a professora está alegando que a resposta seria:

4x² - 12xy + y² + 9

Cheguei a orientar minha enteada a reclamar, mas segundo ela a professora continua afirmando que não está errada.
Também encontrei a mesma resposta que você e não consegui encontrar nenhum desenvolvimento lógico que chegasse à resposta que a professora escreveu, visto que ela não redigiu o desenvolvimento da questão, apenas a resposta.
Queria apenas confirmar porque após tanta relutância da professora em admitir o erro, cheguei a pensar que poderia ter me esquecido de alguma regrinha.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 jun 2016, 14:08 
Offline

Registado: 19 Oct 2015, 13:34
Mensagens: 929
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 9 vezes
Foi agradecido: 274 vezes
francis,
o jeito é você pedir pra sua enteada mostrar o desenvolvimento sugerido por ela:
\((2x+y-3)^2=\)
\((2x+y)^2-2.(2x+y).3+3^2=\)
\(\left [ (2x)^2+2.2x.y+y^2 \right ]-12x-6y+9=\)
\(\left [4x^2+4xy+y^2 \right ]-12x-6y+9=\)
\(\fbox{4x^2 + 4xy + y^2 - 12x - 6y + 9}\)

_________________
Vivemos em um mundo onde toda informação é falsa até que se prove o contrário.
A Verdade está a caminho.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 jun 2016, 16:54 
Offline

Registado: 25 mar 2012, 19:59
Mensagens: 1026
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 116 vezes
Foi agradecido: 204 vezes
francisbh Escreveu:
Obrigado Daniel! Esse que é o problema, na verdade a professora está alegando que a resposta seria:

4x² - 12xy + y² + 9

Cheguei a orientar minha enteada a reclamar, mas segundo ela a professora continua afirmando que não está errada.
Também encontrei a mesma resposta que você e não consegui encontrar nenhum desenvolvimento lógico que chegasse à resposta que a professora escreveu, visto que ela não redigiu o desenvolvimento da questão, apenas a resposta.
Queria apenas confirmar porque após tanta relutância da professora em admitir o erro, cheguei a pensar que poderia ter me esquecido de alguma regrinha.


Enfim, Francis, está claro que falta um pouco mais de humildade por parte da professora.

Talvez, essa resposta seja de alguma outra questão envolvendo o assunto!

Até a próxima!!

_________________
Daniel Ferreira
se gosta da resposta,
RESPONDA A QUEM PRECISA


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 jun 2016, 10:44 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Meu conselho: Pedir à "professora" para testar o resultado com valores concretos de x,y, por exemplo x=1, y=1. Vai ver assim ela se convence.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron