Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 13:03

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título da Pergunta: Há algo errado nesse anunciado?
MensagemEnviado: 23 jul 2014, 19:00 
Offline

Registado: 23 jul 2014, 18:56
Mensagens: 22
Localização: Batatais
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Se eu adicionar 8 à quantidade de carrinhos que possuo, ficarei com a mesma quantidade de carrinhos de meu irmão, se dos 28 que ele possui, for retirada a quantidade que eu possuo. Quantos carrinhos eu tenho?

Eu achei a resposta: 20 (tenho 20 carrinhos). É óbvio. Se eu adicionar 8 carrinhos à quantidade que possuo terei igual meu irmão. E meu irmão tem 28. Então eu tenho 20. Mas a resposta do site diz que é 10.


Mas no site que pesquisei dá a seguinte resolução:
--------------------------------------------------------------------------
Primeiramente vamos assumir que x seja a quantidade de carrinhos que eu possuo. Vamos montar então a expressão matemática por partes.

Sendo x a quantidade de carrinhos que eu possuo, ao adicionar 8, ficarei com x + 8.

Do enunciado sabemos que ele tem 28 carrinhos e se subtrairmos deste número a quantidade que eu possuo (x), ficaremos com quantidade iguais. Então:

x + 8 = 28 - x

A partir daí devemos deixar a incógnita x isolada no lado direito, passando os coeficientes para o outro lado.

O x que está sendo subtraído no segundo membro, passará ao primeiro membro sendo adicionado.

x + x + 8 = 28

x mais x é igual a 2x, assim como uma laranja mais uma laranja é igual a duas laranjas.

2x + 8 = 28

Passemos agora o 8 que está sendo adicionado, para o outro lado, na operação inversa, ou seja, sendo subtraído:

2x = 28 - 8

Realizando a subtração:

2x = 20

O coeficiente 2 que está multiplicando a incógnita x, passará para o outro membro dividindo o termo 20:

Realizando a divisão encontramos a raiz 10:

x = 10

Portanto:

Resposta: Eu tenho 10 carrinhos.
-------------------------------------------------------------------------------------


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 23 jul 2014, 19:03 
Offline

Registado: 23 jul 2014, 18:56
Mensagens: 22
Localização: Batatais
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Acho que já encontrei o erro. É uma vírgula no enunciado que não deveria estar lá e me fez confundir. A vírgula que me refiro está antes do "se".


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 24 jul 2014, 17:49 
Offline

Registado: 28 mai 2014, 19:39
Mensagens: 51
Localização: SEI LÁ
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 7 vezes
Reginaldo Ferrão Escreveu:
Acho que já encontrei o erro. É uma vírgula no enunciado que não deveria estar lá e me fez confundir. A vírgula que me refiro está antes do "se".

O que uma virgula não faz.

_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento"

Isaac Newton


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron