Volumes, momentos de inércia, centro de massa de objectos tridimensionais, integrais com mais de uma variável
03 ago 2013, 20:54
Olá pessoal!
Alguém poderia me ajudar a resolver esta questão, preciso muito de ajuda, serei muito grato
Obrigado!
- Anexos
-

04 ago 2013, 01:41
Muito obrigado meu amigo João!
Sei que já é pedir demais, mas fiz um tópico com a questão 2, caso vc possa me dar mais uma ajuda serei muito grato mais uma vez.
Abraços...
viewtopic.php?f=10&t=3256
04 ago 2013, 10:46
Caro
o teorema de Gauss dita que
\(\iiint_V \nabla \cdot \mathbf{F} \; dV = \int \!\!\! \oint_S \mathbf{F} \cdot d\mathbf{s}\)
onde \(\nabla \cdot \mathbf{F}\) é a
divergência do campo F e \(\int \!\!\! \oint_S\) faz referência ao integral de uma superfície \(S\) fechada. O volume \(V\) é aquele que está contido dentro da superfície \(S\)
no caso o seu campo 'F' do teorema é na realidade \(rot(F).n\)
o volume \(V\) é um cilindro que pode ser parametrizado por coordenadas cilindraras
Agora
é só fazer as contas
04 ago 2013, 16:56
Meu caro muito obrigado mais uma vez.
Só vc mesmo pra me dar esta força.
Entendi o que vc fez.
Nos meus cálculos o resultado foi 4*raiz(2)*pi.
Sei mais uma vez que é abusar da sua boa vontade, mas teria como vc verificar se o resultado é este mesmo.
Muito obrigado mesmo.
Abraços...
João P. Ferreira Escreveu:Caro
o teorema de Gauss dita que
\(\iiint_V \nabla \cdot \mathbf{F} \; dV = \int \!\!\! \oint_S \mathbf{F} \cdot d\mathbf{s}\)
onde \(\nabla \cdot \mathbf{F}\) é a
divergência do campo F e \(\int \!\!\! \oint_S\) faz referência ao integral de uma superfície \(S\) fechada. O volume \(V\) é aquele que está contido dentro da superfície \(S\)
Capturar.JPG
no caso o seu campo 'F' do teorema é na realidade \(rot(F).n\)
o volume \(V\) é um cilindro que pode ser parametrizado por coordenadas cilindraras
Agora
é só fazer as contas 
04 ago 2013, 16:57
Meu caro muito obrigado mais uma vez.
Só vc mesmo pra me dar esta força.
Entendi o que vc fez.
Nos meus cálculos o resultado foi 4*raiz(2)*pi.
Sei mais uma vez que é abusar da sua boa vontade, mas teria como vc verificar se o resultado é este mesmo.
Muito obrigado mesmo.
Abraços...
04 ago 2013, 19:44
Claro amigo

Partilhe aqui os cálculos que fez, passo a passo, que eu vejo se está tudo certo e digo se errou alguma coisa
Um abraço
05 ago 2013, 15:22
Obrigado mesmo meu caro!
Segue em anexo a foto da folha que fiz meus cálculos, me desculpe pela letra, é horrível, qq dificuldade de compreender é só me falar.
Obrigado!
João P. Ferreira Escreveu:Claro amigo

Partilhe aqui os cálculos que fez, passo a passo, que eu vejo se está tudo certo e digo se errou alguma coisa
Um abraço
- Anexos
-

-

05 ago 2013, 15:25
Obrigado mesmo meu caro!
Segue em anexo a foto da folha que fiz meus cálculos, me desculpe pela letra, é horrível, qq dificuldade de compreender é só me falar.
Obrigado!
- Anexos
-

-

06 ago 2013, 02:55
Meu amigo João aguardo ansioso sua resposta, amanhã a noite tenho uma prova desta matéria, gostaria muito de saber se fiz tudo certinho na questão.
Não tenho nem como te agradecer pelo apoio, me desculpe pelo incomodo.
Abraços...
06 ago 2013, 18:19
João meu amigo. Tudo bom?
Me desculpe o incomodo, mas estou aguardando ansioso sua posição para saber se fiz tudo certinho.
Abraços...