Switch to full style
Volumes, momentos de inércia, centro de massa de objectos tridimensionais, integrais com mais de uma variável
Responder

Calculo de integral tripla com coordenadas polares

21 jan 2015, 03:10

calcule o volume no primeiro octante pelo cilindro x²+z²=9 e pelos planos y=x e y=3x.

Queria saber como eu transfiro para coordenadas polares. Pois não estou conseguindo achar a variação do angulo.

Resp: 18

Obrigado

Re: Calculo de integral tripla com coordenadas polares

21 jan 2015, 03:37

Boa noite F. Augusto!

Amigo, infelizmente não vou poder ajudá-lo mas com certeza alguém vai te ajudar por aqui :(

Também estou vendo essa matéria na faculdade mas estou bem "perdido". Deixa eu te perguntar: Essas questões que você tem enviado aqui no fórum é de qual material?

Abraço

Re: Calculo de integral tripla com coordenadas polares

21 jan 2015, 12:21

Bom dia,

Deve começar por esboçar a região em causa... Verá que \(\theta \in [\pi/4 , \arctan 3]\), já que olhando para o plano xy estaremos entre a recta y=x (declive =1, logo angulo = arctan 1 = pi/4) e a recta y=3x (declive =3, logo angulo = arctan 3). Quando o angulo varia nesse intervalo, a distancia à origem varia entre 0 a a distancia correspondente a um ponto sobre a recta x = 3, isto é, \(r \cos \theta =3 \Leftrightarrow r = \frac{3}{\cos \theta}\). Finalmente, z está sempre entre 0 e a altura correspondente à superfície do cilindro, isto é \(x^2+ z^2 = {9} \Leftrightarrow r^2 \cos^2 \theta + z^2 = {9} \Leftrightarrow z = \sqrt{9 - r^2\cos^2 \theta}\). FInalmente, o integral é dado por

\(\int_{\pi/4}^{\arctan 3}\left( \int_0^{3/\cos \theta} \left(\int_0^{\sqrt{9 -r^2 \cos^2\theta}} r dz\right) dr \right) d\theta = \cdots = 18\)
Responder