Séries alternadas, de Dirichlet, de Mengoli, convergência de uma série, série geométrica e linear, limite de sucessões/sequências, convergência e monotonia assim como máximos e mínimos, supremos ou ínfimos, majorantes e minorantes
Responder

Derivada de Série de Potência - Resposta não bate

26 nov 2013, 08:14

Questão aparentemente simples, mas minha solução não bate com o gabarito.

Screen shot 2013-11-26 at 3.56.58 AM.png
Screen shot 2013-11-26 at 3.56.58 AM.png (27.58 KiB) Visualizado 3644 vezes

A resposta que eu encontrei foi \(\frac{m^{2}}{1-m}\) . Nem mesmo aparece nas alternativas :(
Eis meus cálculos:
screen.png
screen.png (305.89 KiB) Visualizado 3644 vezes

Entretanto o gabarito indica a alternativa E.

Se alguém puder ajudar, indicando onde errei, agradeço muito!

Re: Derivada de Série de Potência - Resposta não bate

26 nov 2013, 11:23

Veja o que escreveu na sua resolução como f'(1). Tem lá a meio a hipótese E. Depois enganou-se nas contas e perdeu o caminho. Mas antes já tinha chegado à resposta

28 nov 2013, 10:58

Olá José Sousa!
Obrigado pela resposta!
Mas na verdade eu não tinha chegado à resolução. Eu tinha encontrado a série \(\sum_{2}^{\infty }m^{k}\) (índice "2") e portanto não corresponde à solução m/(1-m). Por isso eu precisei continuar os cálculos e transladar o índice de "2" para "1", para que dessa forma pudesse substituir a série de potência \(\sum_{1}^{\infty }m^{k}\) (com índice "1") por m/(m-1). Mas ao fazer essa modificação eu precisei subtrair o primeiro termo da série "mˆ1". Chegando, com isso à resposta que eu encontrei (mˆ2)/(1-m), que não corresponde à resposta certa :(

08 dez 2013, 00:46

Alguém pode nos ajudar, pleeeease?

08 dez 2013, 01:21

Se me permitem participar deste tópico . Cara magicayro , note que

\(f'(x) = \sum_{k \geq 1} m^k x^{k-1} = \sum_{k \geq 1} m m^{k-1} x^{k-1} = \sum_{k \geq 1} m (mx)^{k-1}\) que é uma série geométrica .Em particular para \(x = 1\) ,

\(f'(1) = \sum_{k \geq 1} m (m)^{k-1} = ...\) (Qual a resposta?)

25 jul 2014, 17:55

Entendi. Fez a derivação, rearranjou, aplica o valor de x=1 como pedido e resolve pelas formulas da PG.

Agora, alguém pode explicar porque rearranjar? dava pra resolver do mesmo jeito não?

E esses intervalos dados no enunciado? m ∊ ]0,1[ ? e o intervalo do x? Qual a importância?

Valeu.

26 jul 2014, 03:33

santhiago.....
Ao fazer a derivacao devemos mudar o indice do somatorio de 1 para 2 nao?
Responder