Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 21:10

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 23 dez 2017, 06:06 
Offline

Registado: 23 dez 2017, 05:58
Mensagens: 1
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Boa noite, gostaria de saber por favor onde estou errando em meu raciocínio e a resolução correta em uma questão.

A questão pede para encontrar o raio de convergência de uma série de potências Σx^k/(k+1).

Primeiramente notei que, sendo X > 1, pelo teste da divergência, é possível concluir que qualquer valor de X maior que 1 resulta em divergência da série. Ou seja, a série só poderia ter raio 0 ou 1 (-1 a 1), porque tudo acima disso deve resultar em divergência. Então comecei a fazer os testes com X especificamente valendo 1, para saber resolver a indeterminação que ficou do teste da divergência. Como consequência, a série virou 1/k+1 (pois 1 elevado a qualquer valor k ainda será 1), e utilizando do teste da comparação nos limites com 1/k (série harmônica q sempre diverge), conclui que ambas divergem, porquê o Rô das duas foi maior que 1. Por causa disso, da série também divergir até quando X é 1, eu coloquei como resposta que o raio vale 0. Porém, no gabarito fala que o raio é 1 (raio alterna de -1 a 1). Onde estou errando? Qual é a lógica correta para chegar no resultado?

Já agradeço pela ajuda.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 jan 2018, 21:09 
Offline

Registado: 25 jun 2013, 14:35
Mensagens: 300
Agradeceu: 101 vezes
Foi agradecido: 100 vezes
Olá BioTayke

Que fórmula usou para calcular o raio de convergência (o limite da razão ou o inverso do limite da n-ésima raiz)?

;)

_________________
http://www.matematicaviva.pt/
F. Martins


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 01 fev 2018, 12:33 
Offline

Registado: 01 fev 2018, 11:56
Mensagens: 216
Localização: Lisboa
Agradeceu: 11 vezes
Foi agradecido: 64 vezes
O problema está na definição de raio de convergência... Quando diz que essa série tem raio de convergência 1, quer dizer que ela converge para \(x \in ]-1,1[\), não implica de modo nenhum que seja convergente quando x=1.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron