Séries alternadas, de Dirichlet, de Mengoli, convergência de uma série, série geométrica e linear, limite de sucessões/sequências, convergência e monotonia assim como máximos e mínimos, supremos ou ínfimos, majorantes e minorantes
Responder

Enunciado da Mesa de Cantor

12 set 2012, 18:53

Alguém sabe o enunciado da mesa de Cantor?
Eu sei que a mesa de Cantor é um correspondente bidimensional do conjunto de cantor.

Re: Enunciado da Mesa de Cantor

13 set 2012, 15:28

Yoshio Mori Escreveu:Alguém sabe o enunciado da mesa de Cantor?
Eu sei que a mesa de Cantor é um correspondente bidimensional do conjunto de cantor.


Estará a falar do tapete de Sierpinski ou da "poeira de Cantor" (Cantor dust)?

Re: Enunciado da Mesa de Cantor

13 set 2012, 16:21

Eis a questão onde surgiu minha dúvida:
No exemplo da Mesa de Cantor, calcule quanto da mesa desapareceu e quanto sobrou. Explique porque você não vê mais a mesa.
Essa questão faz parecer que existe um exemplo, já conhecido, sobre a Mesa de Cantor, diferente de outros exemplos conhecidos como o tapete de Sierpinski e a "poeira de Cantor".
Por isso minha dúvida, nunca ouvi falar sobre a Mesa de Cantor. E se ninguém mais também o conhece, terei que supor que essa mesa de cantor é o tapete de Sierpinski, uma vez que se encaixa muito bem a questão.

Re: Enunciado da Mesa de Cantor

13 set 2012, 16:42

Fiz uma pesquisa no google e encontrei esta página:

http://boards5.melodysoft.com/canalingenio/la-mesa-de-cantor-305.html

Lá é definido a mesa de Cantor e, pelo pouco que percebo de espanhol, dá me a enteder que é um conjunto análogo ao tapete de Sierpinski.

De qualquer modo quer este quer o tapete de Sierpinski quer a poeira de Cantor (que ao contrário dos outros dois não é conexo) são conjuntos de área nulo.

Re: Enunciado da Mesa de Cantor

13 set 2012, 17:28

Grato meu amigo :)
Responder