Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 abr 2024, 15:01

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 12 jun 2015, 22:29 
Offline

Registado: 12 jun 2015, 22:23
Mensagens: 3
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá, eu sou novo no fórum e estou com dúvida em um cálculo. Eu agradeceria qualquer ajuda. Não sei se está na seção correta.

Resumindo a questão, eu sou aficionado em simuladores de voo e decidi descobrir a velocidade real de determinado avião (1ª Guerra). Os dados que o jogo oferece para os jogadores (indicadores, anemômetros) têm se provando completamente errados. A minha metodologia foi a seguinte:

Eu percorri um percurso de 75km (três, quatro vezes seguidas) e marquei o tempo. A média a 100m de altitude foi no tempo de 26min57,3s, o que totaliza 1617,3 segundos.

Para saber a velocidade real, eu fiz o seguinte:

(Percurso) 75000 metros dividido por 1617,3 segundos. O resultado foi 46,3735. Aí eu multipliquei por 3600 (o total de segundos de 1 hora) e cheguei ao valor da velocidade real do avião, de 166,94kmh.

Está correto o meu raciocínio?

Caso sim, na verdade seria um valor aproximado, já que eu estaria calculando a velocidade real com uma amostra de apenas 45% de uma hora. Ou seja, pode dar uma diferença de alguns décimos de quilometro no resultado final.

Como eu gostaria de fazer uma medida precisa, à prova de gente que vai dizer: "Ah, mas você não completou uma hora de percurso, isso e aquilo", como eu poderia usar esses dados para calcular a velocidade real nesse percurso de 75Km? Sem recorrer ao subterfúgio de dividir 75000 por 1617,3 e multiplicar por 3600.

Nesse ponto, a minha matemática não vai. Sinceramente, não sei como fazer. Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria.

Abaixo vão os dados.
Percurso: 75km.
Tempo gasto para percorrê-lo: 1617,3 segundos.
Velocidade do avião nesse percurso? Não sei fazer.

Como curiosidade, eu estou fazendo esse cálculo em vários aviões, e a minha metodologia tem sido bem precisa, sempre com a diferença de no máximo 3 segundos entre cada volta. Eu tenho usado balões para marcar os pontos de entrada e saída, e o jogo (Rise of Flight) tem um grid preciso de metros e quilômetros (no construtor de missão).


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 jun 2015, 23:35 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Matematicamente o que calculou foi a velocidade média do avião, ou seja a velocidade média durante os 75km. Não sei se é bem o que pretende.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 13 jun 2015, 00:04 
Offline

Registado: 12 jun 2015, 22:23
Mensagens: 3
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
pedrodaniel10 Escreveu:
Matematicamente o que calculou foi a velocidade média do avião, ou seja a velocidade média durante os 75km. Não sei se é bem o que pretende.


Mas se eu continuasse o voo até completar 1 hora, não há o risco de haver uma diferença para o valor que eu encontrei com só 26min57,3s de voo? Eu não sei se há como calcular contando apenas o período de tempo usado para percorrer os 75km.

Ou eu sempre terei que basear o cálculo geral por uma hora?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 13 jun 2015, 00:07 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Se mantiver a velocidade constante, ao fim de 1h terá percorrido os arredondados 167 km


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 13 jun 2015, 00:52 
Offline

Registado: 12 jun 2015, 22:23
Mensagens: 3
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
pedrodaniel10 Escreveu:
Se mantiver a velocidade constante, ao fim de 1h terá percorrido os arredondados 167 km


Ah, então está legal. Eu só não correr o risco de alguém questionar o cálculo.

Obrigado!


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 77 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: