Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 21 jun 2025, 22:28

Os Horários são TMG [ DST ]


Switch to mobile style


Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 04 Oct 2014, 21:04 
Offline

Registado: 04 Oct 2014, 20:45
Mensagens: 1
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Saudações comunidade do Fórum de Matemática,

Sou novo por aqui e venho em um momento de desespero. Gostaria muito da ajuda de vocês para resolver o seguinte problema.

Identificar a cônica da equação abaixo por uma Translação e Rotação de Eixos (e identificar os focos se for o caso):

40x²+33y²-24xy+168x-168y-200=0

Ficaria muito grato se alguém pudesse postar a resolução desse problema pra mim. Pois o mesmo valerá nota e preciso entregar na próxima segunda (06/10).

Um abraço.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 07 Oct 2014, 08:30 
Offline

Registado: 28 jun 2013, 16:22
Mensagens: 174
Localização: London
Agradeceu: 13 vezes
Foi agradecido: 59 vezes
Já lá vai mais de uma década desde que me debrucei pela última vez sobre este tipo de equações, mas aqui vai o que me recordo:

O termo "-24xy" representa a maior ou menor rotação da figura sobre o plano XY.

O termo "+168x" representa o deslocamento da cónica em relação à origem do sistema coordenado na mesma direcção do eixo coordenado X.
Consegue-se "fazer desaparecer" este termo da equação, após se reescrever o respectivo termo de 2ºgrau(isto é: \(40x^2\)).
Isto é, em vez de se ter esses dois termos, passa-se a ter somente um binómio ao quadrado, que os vai gerar com a diferença de uma quantidade remanescente, que vai ser remetida para o termo independente.

O mesmo se passa com o termo "-168y" e com o seu respectivo termo de 2ºgrau, isto é: \(33y^2\).

O termo (independente) "-200" induz na cónica somente uma translação, neste caso uma "subtração" ("para baixo") de 200 unidades a todos os pontos da superfície gerada por esta cónica.

Olhando para a equação parace que estamos na presença de uma elipse, pois os coeficiente dos termos de 2ºgrau(isto é, 40 e 33) são ambos positivos mas diferentes.
Mas como disse, já passou mais de uma década desde que me debrucei com maior atenção sobre este tipo de equações, pos isso sugiro que coloque posteriormente aqui a resolução ("que descrevi") para se visualizar claramente todo o desenvolvimento.

_________________
Napoléon Bonaparte: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

Dou explicações, se não for presencialmente por Skype. Contacte-me.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: