Coloque aqui todas as dúvidas que tiver sobre hiperbolóides, hipérboles, parabolóides, parábolas, planos, rectas e outras equações tridimensionais
08 abr 2013, 14:55
Fala pessoal, tudo bem?
Seguinte, faz bastante tempo que não estudo algum assunto da área de matemática (sou formado em computação e trabalho como desenvolvendo de softwares). Por isso estou tendo uma grande dificuldade em um problema que surgiu, onde preciso calcular um vetor normal a partir de uma coleção de pontos que possuo.
Sendo mais explícito, possuo um gráfico com vários pontos em 2D (x,y) e preciso pegar 2 pontos aleatórios desse gráfico e calcular um vetor normal da reta formada por estes dois pontos.
Se alguém puder me ajudar, eu ficaria muito grato.
Obrigado.
Att., Augusto Guimarães
08 abr 2013, 21:16
Olá, boa tarde.
Minha sugestão:
Faça a diferença vetorial dos dois pontos: \((c,d)-(a,b)=(c-a,d-b)\).
Depois, para obter o vetor normal no sentido anti-horário, multiplique por (0,1), aqui refiro-me à multiplicação de números complexos, isto é:
\((c-a,d-b) \cdot (0, 1) = (c-a,d-b)\)
Por exemplo, sejam os pontos \((1,1)\) e \((3,2)\) então o vetor normal aos dois será \((-1, 2)\) , neste caso apliquei \((c-a,d-b)\) diretamente que é o que você pode fazer também.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.