Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 16 jun 2025, 20:48

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título da Pergunta: Ordem das Transformações
MensagemEnviado: 17 dez 2013, 23:08 

Registado: 21 dez 2012, 03:18
Agradeceu: 4 vezes
Foi agradecido: 2 vezes
Segundo o livro Geometria Analítica de Lehmann, as transformações permanecem válidas quando a ordem de transformação é invertida. Entretanto, meu professor falou que devemos primeiro rotacionar e depois transladar, quando se tratar de uma parábola, e transladar e depois rotacionar quando se tratar de uma hipérbole ou elipse. Como eu sou curioso, kkkk, tentei fazer hipérboles,elipses mudando a ordem e em alguns casos consegui, e evitei um trabalhão eliminando o termo do primeiro grau para achar o h e k. Mas em outras situações não conseguir resolver pela ordem inversa.
Enfim, seguindo a recomendação do meu professor sempre funciona. O problema é que para a elipse/hipérbole gastasse muito tempo com para eliminar o termo do primeiro grau, para depois ainda ter que tirar o termo misto.
Essa recomendação é baseada em alguma propriedade matemática ? ou simplesmente uma regra prática que funciona ?
Grato

Título da Pergunta: Re: Ordem das Transformações
MensagemEnviado: 27 dez 2013, 19:34 

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Olá, boa tarde,

A dica do seu professor é interessante, e curiosa. Precisaria pensar um pouco e verificar qual é a base matemática por trás ...
Quanto ao trecho da sua mensagem:
alexandrenew Escreveu:
Segundo o livro Geometria Analítica de Lehmann, as transformações permanecem válidas quando a ordem de transformação é invertida.

, permita-me, de supetão, discordar e ser corrigido por você ou outro colega se for o caso. Sem pensar muito, sem ter acesso a esse livro, fico pensando que se o autor expressou algo assim deva ser em algum contexto bem determinado, como por exemplo referindo-se à mudança de coordenadas. Digo isso pois transladar e rotacionar são operações relacionadas à multiplicação de matrizes que, em geral, não é comutativa ( AB em geral é diferente de BA ).

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: