Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 08 mai 2024, 05:19

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 02 mai 2015, 04:06 
Offline

Registado: 01 mar 2014, 22:04
Mensagens: 21
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 1 vez(es)
Olá pessoal,boa noite! Estou com duvidas na seguinte questão: Determine as equações paramétricas da reta s que passa pelo ponto A(-1,4,5) que é perpendicular a reta:P=(-2,1,1) + t(1,-1,1).

Como resolver essa questão? Se a reta s é perpendicular a outra, então o produto interno entre o vetor diretor dela e o vetor diretor da outra reta é nulo e há um ponto de intercessão entre elas, tentei montar um sistema mas não obtive o resultado esperado... a resposta é:

x=2-t
y=4-11t
z=5+12t

Desde já, agradeço!


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 03 mai 2015, 00:34 
Offline

Registado: 25 mar 2012, 19:59
Mensagens: 1026
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 116 vezes
Foi agradecido: 204 vezes
Olá Kingflare, boa noite!

Há diversas formas de representar uma reta na forma paramétrica. Deve atentar apenas ao fato de passar pelo ponto \((- 1, 4, 5)\) e ser perpendicular ao vetor diretor da reta \(p\); isto é, perpendicular ao vetor \(\vec{v_{p}} = (1, - 1, 1)\).

Verifique se essa equação satisfaz o enunciado: \(s : \begin{cases} x = - 1 - \frac{t}{3} \\\\ y = 4 - \frac{11t}{3} \\\\ z = 5 - \frac{10t}{3}\end{cases}\).

_________________
Daniel Ferreira
se gosta da resposta,
RESPONDA A QUEM PRECISA


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 03 mai 2015, 00:38 
Offline

Registado: 01 mar 2014, 22:04
Mensagens: 21
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 1 vez(es)
danjr5 Escreveu:
Olá Kingflare, boa noite!

Há diversas formas de representar uma reta na forma paramétrica. Deve atentar apenas ao fato de passar pelo ponto \((- 1, 4, 5)\) e ser perpendicular ao vetor diretor da reta \(p\); isto é, perpendicular ao vetor \(\vec{v_{p}} = (1, - 1, 1)\).

Verifique se essa equação satisfaz o enunciado: \(s : \begin{cases} x = - 1 - \frac{t}{3} \\\\ y = 4 - \frac{11t}{3} \\\\ z = 5 - \frac{10t}{3}\end{cases}\).


Olá! Tudo bem? Muito obrigado pela resposta e por incrível que pareça ontem eu havia encontrado esse mesmo resultado, contudo como a resposta do gabarito era diferente, pensei que a maneira que eu havia feito estava incorreta, sendo assim dessa maneira que fizeste também está correta, né? Boa noite!


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 03 mai 2015, 00:56 
Offline

Registado: 25 mar 2012, 19:59
Mensagens: 1026
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 116 vezes
Foi agradecido: 204 vezes
Kingflare Escreveu:
Olá! Tudo bem? Muito obrigado pela resposta e por incrível que pareça ontem eu havia encontrado esse mesmo resultado, contudo como a resposta do gabarito era diferente, pensei que a maneira que eu havia feito estava incorreta, sendo assim dessa maneira que fizeste também está correta, né? Boa noite!


Sim, tudo bem, meu caro!

Podes verificar nossas respostas substituindo o ponto que passa pela equação na equação encontrada; inclusive, calcular o produto escalar entre os dois vetores diretores, e, notar que o resultado é nulo.

_________________
Daniel Ferreira
se gosta da resposta,
RESPONDA A QUEM PRECISA


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: