Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 19 abr 2024, 23:46

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 09 jun 2015, 15:54 
Offline

Registado: 09 jun 2015, 15:11
Mensagens: 2
Localização: bahia
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Ola gente , bom dia .
Eu estou estudando fração e me deparei com esse exercício
Nas operações da adição ou subtração envolvendo números na forma de fração com denominadores diferentes, devemos criar um novo denominador através do cálculo do mínimo múltiplo comum – MMC dos denominadores fornecidos. O novo denominador deverá ser dividido pelos denominadores atuais, multiplicando o quociente pelo numerador correspondente, constituindo novas frações proporcionalmente iguais as anteriores e com denominadores iguais. Observe os cálculos:
-12 14
____ - ______
15 20
no ficheiro tem foto do calculo completo mas eu conseguir chegar até - 90/60 que eu achava que seria o resultado correto mas quando fui ver o resultado dado pelo site dizia que o resultado é -3/2 e realmente não consegui entender porque não parou no -90/60 ,alguém poderia me explicar porque deu esse resultado ? eu tentei procurar assuntos sobre frações com sinais negativos mas não encontrei se eu alguém tiver algum link que explique isso ,agradeço mesmo .Obrigada

ps - desculpa se não é aqui local certo de postar essa questão, mas procurei e não achei algum tópico -


Anexos:
Sem título.jpg
Sem título.jpg [ 26.75 KiB | Visualizado 1969 vezes ]
Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 jun 2015, 17:27 
Offline

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Mensagens: 188
Localização: Portalegre
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Olá,
o resultado não parou no -90/60 porque -90/60 pode ser simplificado e o resultado final pode ser apresentado na forma de uma fracção irredutível. Na prática -90/60 é igual a -3/2 (experimenta obter o resultado em dízima e verás que é o mesmo). A simplificação pode ser útil quando temos uma fracção com numerador e denominador muito grandes, por exemplo 3000000000/6000000000=1/2. É mais simples utilizar 1/2 , mas ambos os resultados são a mesma coisa.

No geral se o numerador e o denominador tiverem em comum algum factor esse, factor corta e simplificasse a expressão.

Sejam a, b e k números quaisquer \(\large \frac{a\times k}{b\times k}=\frac{a}{b}\times \frac{k}{k}=\frac{a}{b}\times 1=\frac{a}{b}\)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 jun 2015, 18:29 
Offline

Registado: 09 jun 2015, 15:11
Mensagens: 2
Localização: bahia
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Oi ,muito obrigada mesmo ^^
me ajudou muito , tenha uma boa tarde


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron