Dúvidas sobre todo o género de equações diferenciais, ordinárias ou não.
Responder

Função Tangente Hiperbólica e sua Derivada de Primeira Ordem.

27 fev 2014, 14:44

Olá!

Função Tangente Hiperbólica e sua Derivada de Primeira Ordem.

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a calcular uma função tangente hiperbólica e em seguida a sua derivada de primeira ordem.

Se possível com um exemplo.

Obrigado

Re: Função Tangente Hiperbólica e sua Derivada de Primeira Ordem.

27 fev 2014, 15:51

[editado]

\(\sinh x = \frac{e^{x}-e^{-x}}{2} =\frac{1-e^{-2x}}{2e^{x}}
\cosh x = \frac{e^{x}+e^{-x}}{2} =\frac{1+e^{-2x}}{2e^{x}}
\tanh x = \frac{\sinh x}{\cosh x} = \frac{1-e^{-2x}}{1+e^{-2x}}
(\tanh x)' = \left( \frac{1-e^{-2x}}{1+e^{-2x}}\right)' = \cdots = \frac{1}{\cosh^2 x}\)

Em geral, usando a regra de derivação da função composta, pode dizer que

\((\tanh u)' = \frac{u'}{\cosh^2 u}\)

Exemplo:

\((\tanh (x^2+1))' = \frac{2x}{\cosh^2(x^2+1)}\)

28 fev 2014, 11:48

Sobolev Escreveu:[editado]

\(\sinh x = \frac{e^{x}-e^{-x}}{2} =\frac{1-e^{-2x}}{2e^{x}}
\cosh x = \frac{e^{x}+e^{-x}}{2} =\frac{1+e^{-2x}}{2e^{x}}
\tanh x = \frac{\sinh x}{\cosh x} = \frac{1-e^{-2x}}{1+e^{-2x}}
(\tanh x)' = \left( \frac{1-e^{-2x}}{1+e^{-2x}}\right)' = \cdots = \frac{1}{\cosh^2 x}\)

Em geral, usando a regra de derivação da função composta, pode dizer que

\((\tanh u)' = \frac{u'}{\cosh^2 u}\)

Exemplo:

\((\tanh (x^2+1))' = \frac{2x}{\cosh^2(x^2+1)}\)

---------------------------------

Sobolev,

Preciso apenas confirmar se as fórmulas apresentadas na imagem que estou enviando em anexo podem ser consideradas válidas (mesmo não sendo a forma mais simplificada).

Consegue me ajudar?
´
Por favor, veja o arquivo de imagem anexo.

Obrigado,

Ricardo
Anexos
formulas.jpg
Sobolev,

Preciso apenas confirmar se as fórmulas apresentadas na imagem que estou enviando em anexo podem ser consideradas válidas (mesmo não sendo a forma mais simplificada).

Consegue me ajudar?
´
Por favor, veja o arquivo de imagem anexo.

Obrigado,

Ricardo

28 fev 2014, 12:03

Ricardo,

A função g(u) definida na imagem não é em geral a função tangente hiperbólica, a não ser que \(\beta=2\). A relação que se verifica é

\(g(u) = \tanh(\frac{\beta}{2} u).\)

28 fev 2014, 13:36

Sobolev Escreveu:Ricardo,

A função g(u) definida na imagem não é em geral a função tangente hiperbólica, a não ser que \(\beta=2\). A relação que se verifica é

\(g(u) = \tanh(\frac{\beta}{2} u).\)
Anexos
2.jpg
Sobolev,

Agradeço muito pela ajuda!

No contexto em que estou trabalhando (Rede Neural Artificial), a Função Tangente Hiperbólica tem como objetivo limitar a saída do neurônio dentro de um intervalo de valores razoáveis a serem assumidos pela sua própria imagem funcional.

Estou usando um livro como base para a implementação de uma Rede Neural Artificial usando a linguagem Java.

Para tentar me explicar melhor, fiz um resumo e estou enviando as imagens.

Por favor, dê uma olhada e veja se consegue me ajudar a confirmar se as fórmulas que implementei estão corretas.

Como o limite para perguntas aqui no fórum é de duas mensagens por dia, não vou conseguir mandar mais hoje, por isso se for necessário e você puder, pode enviar um email para: slobodeicov arroba gmail ponto com.

OBS.: As imagens estão numeradas em ordem crescente.

Obrigado!
3.jpg
Sobolev,

No contexto em que estou trabalhando (Rede Neural Artificial), a Função Tangente Hiperbólica tem como objetivo limitar a saída do neurônio dentro de um intervalo de valores razoáveis a serem assumidos pela sua própria imagem funcional.

Estou usando um livro como base para a implementação de uma Rede Neural Artificial usando a linguagem Java.

Por favor, dê uma olhada e veja se consegue me ajudar a confirmar se as fórmulas que implementei estão corretas.

Como o limite para perguntas aqui no fórum é de duas mensagens por dia, não vou conseguir mandar mais hoje, por isso se for necessário e você puder, pode enviar um email para: slobodeicov arroba gmail ponto com.

Obrigado!
4.jpg
Sobolev,

Obrigado!
Responder