Dúvidas sobre todo o género de equações diferenciais, ordinárias ou não.
04 set 2013, 13:14
Estou começando a estudar equações diferenciais e estou com uma dúvida que acredito ser de cálculo.
no exercício tenho que resolver essa equação:
dy/dt = -2y + 5
O modo que o autor resolveu a equação eu entendi. Mas gostaria de saber porque eu nao posso fazer isso:
dy = (-2y +5) dt
E então integrar as duas partes:
y = -2ty + 5t + C
04 set 2013, 17:13
Porque sendo y uma função de t (y(t)), o integral em t de (-2y +5) não tem de ser -2ty + 5t + C, já que y não tem de ser constante. Imagina, por exemplo, que y=t^2. Experimenta substituir e verifica se o integral de (-2y +5) é como escreves
04 set 2013, 20:29
José, você quer dizer que eu não posso considerar y como uma constante, pois y é uma variável dependente?
Na resolução do livro:
\(\frac{dy}{dt} = -2y + 5\)
\(\frac{\frac{dy}{dt}}{y-5/2} = -2\)
Pela regra da cadeia:
\(\frac{d(ln|y-\frac{5}{2}|)}{dt} = \frac{d(ln|y-\frac{5}{2}|)}{dy} \cdot \frac{dy}{dt}\)
\(\frac{d(ln|y-\frac{5}{2}|)}{dt} = \frac{1}{y-\frac{5}{2}} \cdot \frac{dy}{dt}\)
Logo:
\(\frac{d(ln|y-\frac{5}{2}|)}{dt} = -2\)
\(d(ln|y-\frac{5}{2}|) = -2dt\)
Mas agora eu posso integrar porque estou integrando y em uma função f(y)? Dessa forma não importa se y é uma função de t?
Integrando:
\(ln|y-\frac{5}{2}| = -2t + C\)
E só uma última dúvida: Por que eu tenho constante apenas no lado direito? É como se com essa constante acontecesse isso depois de integrar:
\(ln|y-\frac{5}{2}|+C^{1} = -2t + C^{2}\)
\(ln|y-\frac{5}{2}| = -2t + C^{2}-C^{1}\)
Daí então \(C = C^{2}-C^{1}\)
?
05 set 2013, 12:10
A resolução é simples. Esta equação é separável, isto é, podemos ter os termos em t num dos membros, e os termos em y no outro.
\(dy/dt = -2y + 5\)
\(dy/dt = -2(y - 5/2)\)
\(\frac{1}{y - 5/2}dy = -2 dt\)
Assim, já temos os termos separados. Agora podemos integrar ambos os termos
\(\int \frac{1}{y - 5/2}dy = \int -2 dt\)
\(ln(|y-5/2|) = -2t+C\)
Sim, em relação às constantes, a soma ou subtração de 2 constantes é 1 constante.
Assim,
\(|y-5/2| = e^{-2t+C}=e^{-2t}e^{C}=\)
\(=e^{-2t}C_1=\)