Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
16 mai 2016, 03:59
Em uma pesquisa de mercado, pretende-se estimar a proporção de pessoas que utilizam o produto da marca ABC. Para tanto, a pesquisa entrevistou 600
consumidores em diferentes pontos comerciais, dos quais 500 declararam utilizar o produto. Pode-se afirmar, portanto, que:
Escolha uma:
a. ao nível de 99% de confiança, a margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos.
b. ao nível de 99% de confiança, a proporção de entrevistados que utiliza o produto está entre 79,0% e 87,0%.
c. ao nível de 95% de confiança, a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.
d. ao nível de 95% de confiança, a proporção de entrevistados que utiliza o produto está entre 80,0% e 86,0%.
14 jun 2016, 12:33
Olá Svss
O I.C. para a proporção é dado pela fórmula:
\(P(p\in ]\bar{p}+/-z_{1-\frac{\alpha}{2}}\sqrt{\frac{\bar{p}(1-\bar{p})}{n}}[)=1-\alpha\)
Substituindo os valores conhecidos,
IC = ]0.794143 ; 0.872523[