Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
Responder

probabilidade de seis quadrados cairem iguais.  [resolvida]

03 dez 2013, 01:34

Na composição de um painel de arte, são utilizadas seis peças iguais, com lados iguais, como a ilustrada ( Nao consegui acha a figura, mas é só um quadrado com uma seta dentro tendo a chance de aponta para os 4 lados). As peças são dispostas em duas filas, cada qual com três peças e de forma que cada uma delas pode apontar para um dos quatro sentidos possiveis.
Colocadas ao acaso as seis peças, a probabilidade de que todas as setas estejam apontando no mesmo sentido é de:
A. 1/24

B. 1/180

C. 1/324 A resposta "certa" dada no exercicio é a D, mas quando eu fui fazer eu achei a E, se alguem puder ajudar pra
explica por que é essa vo agradece muuuuuuuuito. Valeeeu
D. 1/1024

E. 1/4096

Re: probabilidade de seis quadrados cairem iguais.

15 dez 2013, 02:52

Olá henrique.de.Bettencourt

A resposta E seria a correcta, se a pergunta fosse qual a probabilidade de que as setas apontassem todas num certo sentido (p.ex. em apenas um dos 4 possíveis {N,S,E,O}).
Mas a questão é sobre a probabilidade de que todas as setas estejam apontando no mesmo sentido.
Ora se temos 4 sentidos possíveis, então temos 4 hipóteses possíveis, pelo que temos de multiplicar 4*1/4096=1/1024.
Valeu?
Espero ter ajudado. ;) Bom estudo.
Responder