Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
03 jul 2014, 15:01
Bom dia. Estou em dúvida no seguinte exercicio:
8- Dados os conjuntos: A = {0,1,2 } B = {1,2,5} C = {0,1,2,3,4,5} Determinar:
A) A U B U C
Resolução: A união do conjunto A, B e C seria {0,1,2,3,4,5}
Porque a união dos conjuntos são todos os elementos pertencentes a A, B Ou C .
Tudo Ok.
B) A \(A\bigcap B\bigcap C\)
Resolução: A intersecção dos conjuntos A, B e C seria {1,2}
Porque a interscção são os elementos pertencentes a A, B e C simultaneamente.
Tudo Ok.
C) \((A-B)\bigcap C\)
Resolução: Primeiramente eu fiz o que está entre os parenteses, que seria a diferença entre o conjunto A do B. e com o resultado eu iria ver a relação de interscção do conjunto {0} com o conunto C. Dando a resposta {0}.
Tudo Ok.
D) A U ( B - C )
Resolução: Aí que eu "empaco". A diferença do conjunto B para o C não existe. No conjunto B temos {1,2,5} e no C temos {0,1,2,3,4,5}. O que temos no conjunto B temos também no conjunto C.
E como não bastasse o resultado descrito na folha está como {0,1,2}. Ma que???????
E) C ( A - B )
Resolução: A diferença do conjunto A para o B é o 0. E a diferença do 0 para o conjunto C não existe.
E na resposta está como {1,2,3,4,5} (?????)
Por favor, gostaria de entender esses dois últimos exercícios ( Que seriam a letra D e E).
Obrigada!
03 jul 2014, 15:43
não é correto dizer que \(B-C\) não existe. \(B-C= vazio\). Então \(A \cup (B-C)=A\cup vazio = A = \left \{ 0,1,2 \right \}\).
04 jul 2014, 02:20
Gabriella Escreveu:D) A U ( B - C )
Resolução: Aí que eu "empaco". A diferença do conjunto B para o C não existe. No conjunto B temos {1,2,5} e no C temos {0,1,2,3,4,5}. O que temos no conjunto B temos também no conjunto C.
E como não bastasse o resultado descrito na folha está como {0,1,2}. Ma que???????
E) C ( A - B )
Resolução: A diferença do conjunto A para o B é o 0. E a diferença do 0 para o conjunto C não existe.
E na resposta está como {1,2,3,4,5} (?????)
Por favor, gostaria de entender esses dois últimos exercícios ( Que seriam a letra D e E).
Obrigada!
Nos dois casos que você citou a diferença entre eles é conjunto vazio.
Conjunto vazio é um conjunto que não possui elemento algum, é representado por {} ou por ∅, e todos os conjuntos possuem o conjunto vazio.
D) A U ( B - C ) = A U ∅ = A
E) NUM TENDI
04 jul 2014, 02:34
O item D você entendeu? O item E está mal formulado. O que exatamente significa \(C (A-B)\)?
04 jul 2014, 15:33
Walter R Escreveu:O item D você entendeu? O item E está mal formulado. O que exatamente significa \(C (A-B)\)?
Mil perdões. Eu coloquei errado o item D. O correto é
C-(A-B)Eu entendi o item E. Segundo a definição do conjunto vazio, que não tinha entendido.
Seguindo meu caderninho de anotações.
"O conjunto vazio é subconjunto de qualquer outro conjunto"Me desculpe, não entendi por falta de leitura.
16 jul 2014, 07:58
Olá

Com as respostas anteriores resolvi a alinea D com:
A-B = {0}
C-{0}= {1,2,3,4,5}
O que bate certo com a resposta pedida