Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
Responder

Probabilidade de duas novas peças ficarem lado a lado em uma fila existente.  [resolvida]

23 mar 2015, 15:52

Dúvida em como se resolve essa questão:

(COMPERVE 2011)

Duas novas peças são colocadas aleatoriamente numa fila.
Se nessa fila já existem 6 peças diferentes, a probabilidade de duas novas peças ficarem uma ao lado da outra na fila é:

A) 1/3
B) 1/4
C) 1/2
D) 1/5

a resposta é a letra B), mas não consegui enxergar a probabilidade usando combinação.

Re: Probabilidade de duas novas peças ficarem lado a lado em uma fila existente.

23 mar 2015, 21:55

Olá,

\(\frac{7!\times 2}{8!}=\frac{^{7}A\, _{7}\times 2}{^{8}A\, _{8}}=\frac{1}{4}\) . Opção B) como tinha afirmado.

sequência.jpg
sequência.jpg (16.87 KiB) Visualizado 2048 vezes


Neste caso, você não pode usar combinação, porque estamos a criar sequências com as 8 peças (as peças são diferentes entre si) e portanto a ordem com que são colocadas não pode ser desprezada. Então para determinarmos a probabilidade de 2 peças ficarem ao lado uma da outra na fila onde já existiam 6 peças, temos de recorrer a arranjos sem repetição, uma vez que queremos determinar o número de sequências diferentes que podemos fazer com 2 peças uma ao lado da outra, mais especificamente e, estando do mesmo modo correto, trata-se de permutações.
Como queremos saber quantas sequências diferentes podemos formar com as 2 peças juntas é útil utilizar um esquema como o que lhe deixei em anexo, no qual consideramos blocos de dois elementos que representam essas 2 peças que têm de ficar juntas. Assim, temos apenas 7 lugares disponíveis (um bloco obrigatoriamente com as 2 peças e mais 6 lugares sem restrições), é importante ainda não esquecer que dentro do bloco os 2 elementos podem trocar entre si.
Porém, no total e sem qualquer condição, temos 8 lugares disponíveis que podem ser ocupados por qualquer uma das 8 peças.

Re: Probabilidade de duas novas peças ficarem lado a lado em uma fila existente.

23 mar 2015, 22:53

Muito obrigado Telma! Excelente explicação, entendi perfeitamente a resolução.
Responder