Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
08 dez 2016, 22:42
Olá, boa noite!
Já pesquisei a solução de um problema na internet mas não obtive sucesso.
A empresa que eu trabalho recebeu um crédito de 5000 reais numa negociação. Temos diversas duplicatas a vencer que seriam abatidas com este crédito, com valores menores que este, ex: "100, 200, 150, 230, 400, 500, 600..." (os valores são bem mais "quebrados", apenas para ilustrar!)
Existe alguma forma de eu selecionar dentro deste conjunto de duplicatas, a melhor combinação possível de forma que todos os valores selecionados somados cheguem ao valor total do crédito recebido ou o mais próximo possível deste? O número de duplicatas selecionadas não importa, e sim a aproximação ao valor, já que não poderemos utilizar o saldo restante pra nada.
Alguém poderia explicar se é possível e como fazer?
Obrigado!
Thiago
09 dez 2016, 19:39
Olá,
Não conheço uma forma de fazer isso matematicamente... Também gostaria de saber como resolver esses problemas de otimização.
Tenho uma leve sensação de que você é programador, estou certo? =P
Fiz um teste em javascript, na força bruta mesmo, sem muita otimização... se quiser dar uma olhada está nos anexos. O único problema é que o processamento pra N contas fica N! (fatorial) né... Testei com saldo 5000 e umas 17 contas e funcionou, acima disso não sei como vai se comportar.
Até mais!
- Anexos
-
- otimizacaoContas.rar
- (240.45 KiB) Transferido 274 Vezes