Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
Responder

Combinar valores de lista até chegar em um total específico da maneira mais eficiente possível.

08 dez 2016, 22:42

Olá, boa noite!

Já pesquisei a solução de um problema na internet mas não obtive sucesso.

A empresa que eu trabalho recebeu um crédito de 5000 reais numa negociação. Temos diversas duplicatas a vencer que seriam abatidas com este crédito, com valores menores que este, ex: "100, 200, 150, 230, 400, 500, 600..." (os valores são bem mais "quebrados", apenas para ilustrar!)

Existe alguma forma de eu selecionar dentro deste conjunto de duplicatas, a melhor combinação possível de forma que todos os valores selecionados somados cheguem ao valor total do crédito recebido ou o mais próximo possível deste? O número de duplicatas selecionadas não importa, e sim a aproximação ao valor, já que não poderemos utilizar o saldo restante pra nada.

Alguém poderia explicar se é possível e como fazer?

Obrigado!

Thiago

Re: Combinar valores de lista até chegar em um total específico da maneira mais eficiente possível.  [resolvida]

09 dez 2016, 19:39

Olá,

Não conheço uma forma de fazer isso matematicamente... Também gostaria de saber como resolver esses problemas de otimização.

Tenho uma leve sensação de que você é programador, estou certo? =P

Fiz um teste em javascript, na força bruta mesmo, sem muita otimização... se quiser dar uma olhada está nos anexos. O único problema é que o processamento pra N contas fica N! (fatorial) né... Testei com saldo 5000 e umas 17 contas e funcionou, acima disso não sei como vai se comportar.

Até mais!
Anexos
otimizacaoContas.rar
(240.45 KiB) Transferido 274 Vezes
Responder