Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 27 abr 2024, 21:28

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 27 mar 2018, 02:19 
Offline

Registado: 27 mar 2018, 00:31
Mensagens: 5
Localização: Caxias do Sul
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 2 vezes
Olá, pessoal, tudo certo?

Essa é a minha primeira postagem no Fórum. Antes de apresentar o problema, gostaria de salientar que ao estar aqui me sinto triste e alegre ao mesmo tempo.

Triste porque o problema de probabilidade que me aflige certamente é de fácil resolução, e não gostaria de ser o portador de uma questão tão básica em um Fórum tão organizado e sério.
Garanto a vocês que raciocinei muito sobre esse problema, porém não consegui captar o por quê das respostas e os métodos de sua resolução.
Ainda assim, também me sinto alegre, pois, aonde quer que estejamos, e sejamos ou não agraciados, sempre é gratificante ver a disposição das pessoas em ensinar e aprender. Portanto, já adianto aqui meus parabéns e sucesso a todos vocês que participam desse fórum! ;)

Bem, aqui está o enunciado do problema, as questões levantadas por ele e as respostas. Após isso, meus comentários e dúvidas.

[Eu já encontrei esse problema e problemas semelhantes em outros fóruns na internet, mas nenhum deles realmente explicava a resolução, e alguns até traziam a resposta errada]

"Uma rifa consta de 200 bilhetes(todos vendidos). O prêmio é um toca-fitas. Extraem-se dois bilhetes de uma urna onde os 200 bilhetes foram bem misturados.

a) Qual a probabilidade de uma pessoa que tenha comprado um bilhete ganhar o prêmio?

b) Se uma pessoa comprou dois bilhetes, qual a probabilidade de (1)ganhar um prêmio? (2)Dois prêmios? (3)Três prêmios?
"

Respostas: a) 1/200 b) (1)0,01990 (2)0,00005 (3) zero (impossível)

Comentários e dúvidas

Para a questão a) e c) ("ganhar três prêmios") não tenho dúvidas. Para a primeira, a resposta é 1/200 porque o evento P(ganhar um prêmio) para quem comprou apenas um bilhete é igual a

P(ganhar um prêmio) = [número de bilhetes comprados por alguém/nº total de bilhetes], portanto, para quem comprou 1 bilhete, P(ganhar prêmio) = \(\frac{1}{200}\)

Já para a letra c), sabe-se que é impossível ganhar 3 prêmios porque apenas 2 prêmios serão sorteados.

O problema que me aflige, portanto, está na primeira e segunda questões da letra b).

Como chegamos a esses valores?

Creio que um modo de encarar essa questão de"ganhar um prêmio" seja entendê-la como "qual a probabilidade de a pessoa ganhar um prêmio, seja o 1º prêmio ou o 2º prêmio?".

Nesse caso, então, queremos P(A ou B), onde A = ganhar apenas o 1º prêmio, e B = ganhar apenas o segundo prêmio; sendo eventos do tipo "ou um ou outro", então a probabilidade
é dada por P(A) + P(B), certo? Contudo, quais valores utilizarei para realizar o cálculo (se é que meu raciocínio tenha sido correto até aqui)?

Além disso, são eventos independentes ou dependentes? O total de bilhetes a ser considerado para o sorteio do 1º e 2º prêmios, são iguais ou mudam? O 1º sorteio está considerando 200 bilhetes, certo? Mas o segundo sorteio, está considerando 200 ou 199 bilhetes?

Já no que diz respeito à probabilidade de ganhar 2 prêmios, creio estarmos diante de uma conjunção de eventos, ou seja, P(A e B), que se daria na relação P(A)P(B).
Acredito que o resultado de 0,00005 seja graças a \((\frac{2}{200})*(\frac{1}{200})\), certo? Mas nesse caso, porque a segunda probabilidade permanece como uma razão de \(\frac{1}{200}\), e não de \(\frac{1}{199}\), uma vez que o resultado de um sorteio já é conhecido,e portanto decresce número de resultados possíveis?

Pessoal, ao tentar buscar uma autocrítica das minhas deficiências, percebo no quadro geral que ainda estou fraco no domínio dos conceitos, e que isso afeta a minha capacidade de utilizá-los nas situações concretas. Por isso, peço a ajuda de vocês para tentar aprender com meus erros e trabalhar um pouco mais o raciocínio.

Desculpe pelo long post.

Abraços!

_________________
Rafa JP

"Não é feio ser ignorante. Feio é ser ignorante, saber-se ignorante e permanecer ignorante."
Jeff. C. S


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 13 abr 2018, 00:48 
Offline

Registado: 27 mar 2018, 00:31
Mensagens: 5
Localização: Caxias do Sul
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 2 vezes
Olá, amigos(as), boa noite!

Será que a pergunta ficou confusa demais? Foi um post muito extenso? Ou será que o problema está errado?

Podem me ajudar, por favor? A dúvida ainda permanece.

Abraços!

_________________
Rafa JP

"Não é feio ser ignorante. Feio é ser ignorante, saber-se ignorante e permanecer ignorante."
Jeff. C. S


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 13 abr 2018, 15:35 
Offline

Registado: 14 dez 2011, 15:59
Mensagens: 897
Localização: Portugal
Agradeceu: 20 vezes
Foi agradecido: 373 vezes
Penso que os valores dados nas respostas são valores arredondados. De facto, o argumento apresentado por você no ponto (2) é inteiramente válido a resposta é \(\frac{2}{200}\times \frac{1}{199}\). Outra forma de chegar ao mesmo valor é a seguinte: num universo de \({200\choose 2}=\frac{200\times 199}{2}\) conjuntos de duas rifas há só um que dá os dois prémios, logo a probabilidade de os ganhar é \(\frac{1}{200\choose 2}=\frac{2}{200\times 199}=0,00005025...\approx 0,00005\).
Quanto ao ponto (1) o seu raciocínio também pode levar à resposta certa. A probabilidade P(A) de ganhar e ganhar apenas o 1º prémio é igual ao número de conjuntos de 2 rifas que contêm a rifa contemplada com o 1º prémio e não a do 2º prémio. Como cada conjunto nessa situação é formado pela rifa vencedora do 1º prémio mais uma das 198 rifas perdedoras, logo há 198 conjuntos nessa situação. Portanto, \(P(A)=\frac{198}{200\choose 2}=\frac{198}{19900}\). O mesmo raciocínio para ver que a probabilidade de ganhar e ganhar só o 2º prémio é \(P(B)=\frac{198}{19900}\). Logo a probabilidade de ganhar um e um só prémio é \(\frac{396}{19900}=0,0198994...\approx 0,01990\). Outro modo de chegar à mesma resposta seria usar o facto de que a probabilidade de ganhar um e um só prémio é um menos a probabilidade de ganhar os 2 prémios menos a probabilidade de ganhar zero prémios: \(1-\frac{1}{200\choose 2}-\frac{198\choose 2}{200\choose 2}=1-\frac{1}{19900}-\frac{99\times 197}{19900}=\frac{396}{19900}\) (note que há \({198\choose 2}\) conjuntos de 2 rifas perdedoras).


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 237 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: