Boa tarde Flávio.
Te agradeço pela atenção e ajuda. Foi o único que consegui ajuda na internet.
Bem, existem alguns softwares que fazem esse cálculo. Só que eu queria entender como ele é feito.
O Ininuga é um que faz. Ele foi feito em DOS, mas roda no meu Windows 7 32 bits. No Windows 7 64 bits precisa do dosbox para poder emular e rodar.
Se vc pedir para o programa te informar quantos cartões serão necessários para que garanta 1 acerto de 5 dezenas em 10 escolhidas entre as 31 da loteria com cada cartão contendo 7 dezenas ele te dá este resultado:
Numbers (dezenas que eu escolhi): 10
Pick (dezenas por cartão): 7
Guarantee (garantia): 5
Condition (condição): 7
Após rodar o programa -->Cartões necessários para que haja 1 cartão com 5 dezenas sorteadas entre as 10 que escolhi se atendida a condição:
3Simulação que fizDezenas escolhidas:01,03,08,13,14,17,18,22,23,28
Simulação Sorteio da Loteria Dia de Sorte (com as 7 sorteadas entre as 10 escolhidas): 01,08,13,14,17,22,28
Os três cartões gerados pelo Ininuga:
# Ininuga - Lotto Wheels, by Uros Boltin
# Created new
Numbers: 10
Pick: 7
Guarantee: 5
Condition: 7
Combinations: 3
Skip first number (index): NO
1 3 8 13 14 17 23 (
5 acertos)
1 3 8 18 22 23 28 (4 acertos)
8 13 14 17 22 23 28 (6 acertos)
Cara, ele fez certinho, deu até 1 cartão com 6 acertos!
Eu gostaria de fazer esse cálculo dentro do software que estou elaborando, sem ter que forçar o usuário a baixar, instalar e usar outro software para fazer esse e outros fechamentos e desdobramentos lotéricos.
Estou em busca da fórmula para fazer isso
Achei, hoje, um texto que eu tinha guardado e que fala de mínimo matemático neste site:
http://loteriaeconomica.blogspot.com/20 ... ticos.htmlEle cita a fórmula de Schonheim, mas eu não entendi o cálculo. Talvez esse texto te dê uma luz sobre como fazer o cálculo com a garantia.
Obrigado e desculpe te incomodar tanto!
Paulo
- Anexos
-