Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
11 abr 2013, 14:14
Normalmente uma senha depende da ordem dos números a serem colocados. Porém no meu caso não, já verifiquei o total de possibilidades de criação das senhas porém desejo a probabilidade de acerto.
Vou explicar melhor: Existem 10 números para serem escolhidos como senha, números de 0 á 9.
Descobri as possibilidades por Combinação, já que a ordem não interfere no resultado.
Se eu escolher uma senha com:
1 número existem 10 possibilidades de criação de senha.
2 números existem 45 possibilidades de criação de senha.
3 números existem 120 possibilidades de criação de senha.
4 números existem 210 possibilidades de criação de senha.
5 números existem 252 possibilidades de criação de senha.
6 números existem 210 possibilidades de criação de senha.
7 números existem 120 possibilidades de criação de senha.
8 números existem 45 possibilidades de criação de senha.
9 números existem 10 possibilidades de criação de senha.
10 números existe 1 possibilidade de criação de senha.
Bom, gostaria de uma ajuda no caso de: Qual a probabilidade de eu acertar uma senha de 2 números sendo que existem 45 possibilidades de ela ser criada como mostra acima? Poderiam me explicar somente um exemplo, com bom base na explicação eu faço o resto =)
É certo eu fazer 2/45 e depois multiplicar por 100 e vai dar a porcentagem?
Obrigado!
11 abr 2013, 14:58
Olá
Eu não percebi bem, mas desses 10 número já percebi que a ordem não conta, mas não pode haver repetição?
Ou seja, no caso de 2 números, a senha '11' não é aceite?
Se não houver repetição, então está certo, deve aplicar combinações.
Neste caso a probabilidade de acerto à primeira em percentagem, é apenas \(\frac{1}{45}\times 100%\) pois é uma senha (ou seja uma combinação possível) em 45. (considerando que a pessoa que coloca a senha não repete os números)
É apenas uma e não duas, pois por exemplo a senha '12' e a senha '21' no seu caso, são a mesma senha
11 abr 2013, 17:57
Bom, no meu caso funciona da seguinte forma: A senha não aceita números repetidos por exemplo "11" ou "22" e a ordem não altera o final por exemplo: Se eu colocar a senha como "21" não muda nada se para acertar eu coloque "21" ou "12" o importante é acertar os números. Por isso usei a combinação =)
Amigo pode resolver pelo menos duas? Pois não entendi muito o porque de multiplicar por 100%.
No caso você fez 1/45 X 100% para 45 possibilidades.
Ficaria no caso para 210 possibilidades 1/210 X 100% também?
Pode resolver então uma só pra mim amigo? Não sou bom em porcentagem, nunca fui :/
11 abr 2013, 20:51
Percentagem é fácil

Se vc tem um saco com duas bolas, uma vermelha e outra preta, qual a probabilidade de apanhar uma vermelha???
50%!!!
Porquê:
Bem, a probabilidade é (casos favoráveis)/(casos possíveis) ou seja neste caso é 1 bola/2 bolas o que dá 1/2=0,5
Para achar em percentagem é só multiplcar por 100%, ou seja 0,5x100%=50%
Enquanto que a probabilidade na sua definição formal varia entre 0 e 1, no formato de percentagem varia entre 0 e 100%
Cumprimentos
12 abr 2013, 02:27
Muito obrigado mesmo por todas as informações que você me passou.
Fico muito agradecido, me ajudou muito, ainda mais eu que amo matemática, só falta aprender mais
12 abr 2013, 18:01
dodopack Escreveu:Muito obrigado mesmo por todas as informações que você me passou.
Fico muito agradecido, me ajudou muito, ainda mais eu que amo matemática, só falta aprender mais

sempre às ordens