Fórum de Matemática | DÚVIDAS? Nós respondemos!
https://forumdematematica.org/

Ajuda em Análise Combinatória
https://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=19&t=5100
Página 1 de 1

Autor:  Alex990 [ 10 fev 2014, 19:37 ]
Título da Pergunta:  Ajuda em Análise Combinatória

Olá forumeiros, me inscrevi aqui procurando ajuda em análise combinatória. Curso atualmente Matemática Aplicada na UFRJ, mas antes cursava Física na mesma. Por não ter NADA referente a Probabilidades e Análise Combinatória no curso de Física, acabei esquecendo tudo o que sabia de análise combinatória e as técnicas usando combinações e o Princípio Básico da Contagem, entre outras... e agora tenho pela frente Cálculo das Probabilidades I.
Para dizer a verdade estou ficando desesperado, já é o terceiro dia que tento estudar muito essa disciplina e o meu rendimento é abaixo de medíocre. Já deu para perceber que sozinho não conseguirei passar disso. Gostaria de uma ajuda e umas dicas de quem já passou por um sufoco desses. Desde já agradeço as respostas, e tentarei ajudar quando puder os usuários do fórum ^^

Está aqui um questão, não é complicada, mas não consigo calculá-la: "De quantas maneiras diferentes 3 garotos e 3 garotas podem sentar-se em fila se apenas os garotos sentarem-se juntos?" Não é complicada, mas o raciocínio para respondê-la é importante para resolver outras parecidas e mais generalizadas.

Edição: agora percebi que postei na seção errada. Desculpem-me...

Autor:  Fraol [ 10 fev 2014, 20:16 ]
Título da Pergunta:  Re: Ajuda em Análise Combinatória  [resolvida]

Oi, boa tarde.


Imaginemos que os meninos, então, estão sempre juntos, então poderíamos ter, entre tantas, algumas configurações da fila assim:

MENINOS, MENINA1, MENINA2, MENINA3

oi

MENINA1, MENINOS, MENINA2, MENINA3

ou

... , isto é 4! maneiras.

Por outro lado, os meninos podem trocar de lugar entre si, logo 3! maneiras.

Então o total será 4! x 3! maneiras.

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/