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Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar
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Autor:  metalbolic [ 04 set 2014, 02:26 ]
Título da Pergunta:  Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar  [resolvida]

Boa noite..alguém pode traduzir para mim..não conseguir identificar qual a formula usada..

Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente
Médio e espera com isso obter ampliar o número de seguidores.
A tabela abaixo mostra a relação entre o número de novos pastores e a ampliação de
seguidores.
Usando o diagrama de dispersão projete o retorno aproximado esperado quando se
investe no número para 8 mil pastores.

Autor:  FernandoMartins [ 05 set 2014, 18:35 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

Lamentamos não ser possível resolver este exercício sem o diagrama de dispersão ou outras quaisquer informações adicionais. :(

Autor:  metalbolic [ 06 set 2014, 02:11 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

Realmente....vou colocar os dados...

Autor:  metalbolic [ 06 set 2014, 16:06 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

metalbolic Escreveu:
Boa noite..alguém pode traduzir para mim..não conseguir identificar qual a formula usada..

Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente
Médio e espera com isso obter ampliar o número de seguidores.
A tabela abaixo mostra a relação entre o número de novos pastores e a ampliação de
seguidores.
Usando o diagrama de dispersão projete o retorno aproximado esperado quando se
investe no número para 8 mil pastores.


Segue os dados:

Retorno (seguidores) -> 10 14 15 20
Investimento (novos pastores) -> 4 5 6 7

Autor:  FernandoMartins [ 06 set 2014, 20:22 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

Boas metalbolic

É uma pergunta interessante, sobretudo se tivermos em conta o tamanho e a amplitude dos dados registados na tabela de correspondências, mas também porque o modelo de crescimento do #de pastores vs #de seguidores pode admitir infinitas formas diferentes.
Geralmente, (porque a maior parte dos profissionais não devota a sua nobre vida a estudar os modelos possíveis de ajustamento da relação entre duas variáveis; ou porque ao nível académico não se ensina tudo o que é preciso para fazê-lo) estuda-se em primeiro lugar a relação linear entre duas variáveis, e só depois outros os mais usuais modelos.

Conforme o diagrama de dispersão gerado pelos dados (ver em anexo), sugiro, portanto, a determinação da recta de regressão linear (que tentará ajustar a estes dados) e a verificação dos pressupostos da regressão e o cálculo do R2 (coeficiente de determinação, i.e. medida da qualidade do ajustamento) para fazer um estimativa do número predito de seguidores.

No entanto, devo dizer que apesar de se ensinar isto com todo o "à vontade" e finesse, trata-se um tiro de canhão no escuro, já que com aqueles dados iniciais vai tentar estimar ou projectar o que aconteceria se a instituição contratasse 8 mil novos e motivados para o sucesso pastores, sem ter em conta os outros demais factores que interferem nas decisões dos incautos seguidores.

Bem vindo ao mundo dos cisnes negros (o Extremistão).

;) Bom estudo

Anexos:
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Autor:  metalbolic [ 07 set 2014, 17:15 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

Boa tarde!!

O assunto desse exercício, é sobre a media medidas de tendência central assimetria e curtose.

Ou seja, média, mediana e moda..

Onde tem as formulas, para cálculo, media aritimetica simples, ponderada, ponderada para dados agrupados em classes de frequencia, media geometrica, média hormonica, mediana agrupada em classe, moda, moda para dados agrupados em classe de frequencia,

Não sei qual delas usar para resolver o problema......

Vi a resposta do exercício, mas não entendi..

Fez uma coluna com quantidade dos pastores, fez outra com a quantidade de seguidores(f), multiplicou a quantidade de pastores, pela quantidade de seguidores, e depois multiplicou Xi x Xi

E criou umas formulas que não entendi para chegar a resposta...

Espero ter esclarecido.

Autor:  João P. Ferreira [ 07 set 2014, 17:30 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

Caro metalbolic

Aqui tem alguma coisa, comece por tentar perceber o elementar
http://www.matematicaviva.pt/2014/06/di ... -moda.html

Autor:  FernandoMartins [ 09 set 2014, 16:21 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

Pois perdoe-me metalbolic, mas não estou estou muito esclarecido. Se o exercício pede o valor esperado de uma variável em função de outra, não vejo como issso se enquadra na matéria sobre medidas de uma v.a..

Lamento, não conseguir ajudar. :(

Autor:  metalbolic [ 10 set 2014, 00:50 ]
Título da Pergunta:  Re: Os executivos de uma igreja decidiu ampliar seu market share num país do Oriente Médio e espera com isso obter ampliar

FernandoMartins Escreveu:
Pois perdoe-me metalbolic, mas não estou estou muito esclarecido. Se o exercício pede o valor esperado de uma variável em função de outra, não vejo como issso se enquadra na matéria sobre medidas de uma v.a..

Lamento, não conseguir ajudar. :(

Ajudou muito...

Conversei com meu professor, realmente o exercício não tem nada haver com a metéria, erro grave no módulo!!

=/

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