Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 20 jun 2025, 14:22

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 02 nov 2014, 22:07 
Offline

Registado: 02 nov 2014, 22:00
Mensagens: 6
Localização: fortaleza
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 1 vez(es)
Quantos são os caminhos da origem (0,0) até o ponto (5,5), com deslocamento unitários e paralelos aos eixos, apenas nos sentidos positivos de x e y, que não passam pelo ponto (2,2)?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 06 nov 2014, 02:40 
Offline

Registado: 06 nov 2014, 01:47
Mensagens: 4
Localização: Belém do Pará
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Para saber todas aquelas que não passam podemos calcular o TOTAL e diminuir daquelas que passam pelo ponto dois.

Primeiro calcular o total. Se você desenhar o plano cartesiano, verá que obrigatoriamente devera se percorrer um caminho de 5 unidades da horizontal e 5 unidades na vertical, ou seja, as combinações de caminho seriam HHHVVHVHVV OU VVVVVHHHHH. Logo o total é calculado como uma permutação com repetição.

Total (T): \(P_{10}^{5,5}\)=252

Agora vamos calcular todos os caminho que passam pelo ponto (2,2). Esse ponto divide o trajeto em dois momentos. Um onde deverão ser percorridos 2 unidades na horizontal e 2 unidades na vertical, ou seja, \(P_{4}^{2,2}\). E o segundo momento, para completar o trajeto até o ponto (5,5) que deverá percorrer 3 unidades na horizontal e 3 unidades na vertical, ou seja, \(P_{6}^{3,3}\).

Todos os caminhos q passam por (2,2): \(P_{4}^{2,2}\) . \(P_{6}^{3,3}\) = 6 . 20 = 120

Agora o resultado final: T - Todos os caminho q passam por (2,2)

251 - 120 = 132!!

Caso não seja esse o resultado, desculpa. Posso ter errado algum cálculo. Mas essa é alinha de raciocínio para a resolução

Boa sorte :)


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: