Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre números complexos, multiplicação, divisão, módulo, ângulo, raiz
Responder

cálculo de divisão inversamente proporcional

22 fev 2017, 05:38

Olá pessoal, tenho uma questão que para vocês deve ser muito simples, porém não estou conseguindo resolver:

preciso dividir 100 por 12 pessoas, porém a primeira pessoa que equivale a peso 1, a segunda pessoa que equivale a peso 2, e assim sucessivamente, deverão receber um valor inversamente proporcional ao seu peso . Ou seja,na divisão dos 100, a primeira pessoa que equivale a peso 1 deverá pegar um valor maior que as demais de menor peso. Por exemplo, a 12a. pessoa, com peso 12, na divisão dos 100, pegaria um valor menor que todas as demais, de peso menor, ou seja, divisão inversamente proporcional.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Este é só um exemplo. preciso entender a forma de cálculo para aplicar aos valores que tenho.

muito obrigado.

Re: cálculo de divisão inversamente proporcional

22 fev 2017, 05:46

claudiomogiano Escreveu:Olá pessoal, tenho uma questão que para vocês deve ser muito simples, porém não estou conseguindo resolver:

preciso dividir 100 por 12 pessoas, porém a primeira pessoa que equivale a peso 1, a segunda pessoa que equivale a peso 2, e assim sucessivamente, deverão receber um valor inversamente proporcional ao seu peso . Ou seja,na divisão dos 100, a primeira pessoa que equivale a peso 1 deverá pegar um valor maior que as demais de menor peso. Por exemplo, a 12a. pessoa, com peso 12, na divisão dos 100, pegaria um valor menor que todas as demais, de peso menor, ou seja, divisão inversamente proporcional.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Este é só um exemplo. preciso entender a forma de cálculo para aplicar aos valores que tenho.

muito obrigado.


retificando a pergunta:

preciso dividir 100 por 12 pessoas, porém a primeira pessoa que equivale a peso 1, a segunda pessoa que equivale a peso 2, e assim sucessivamente, deverão receber um valor inversamente proporcional ao seu peso . Ou seja, na divisão dos 100 entre os 12, a primeira pessoa que equivale a peso 1 deverá pegar um valor maior que as demais pessoas de maior peso. Por exemplo, a 12a. pessoa, com o maior peso 12, na divisão dos 100, pegaria um valor menor que todas as demais, de peso menor, ou seja, divisão inversamente proporcional.

Re: cálculo de divisão inversamente proporcional  [resolvida]

22 fev 2017, 08:17

Peso 1: x
Peso 2: x/2
Peso 3: x/3
...
Peso 12: x/12

Some tudo, iguale a 100 e ache o x pra saber a parcela que cabe a cada um.
Responder