Todas as dúvidas que tiver sobre números complexos, multiplicação, divisão, módulo, ângulo, raiz
Responder

Dúvida nas regras de multiplicação para números separados ou não do menos por parênteses

24 abr 2015, 05:31

Spoiler:
Olá! Sou novo no fórum. Meu nome é Victor e estou no 1º semestre de Engenharia Mecânica.
Na minha faculdade é meio diferenciado e ainda não tenho cálculo ou física, matérias já "assustadoras", tenho matemática básica para recordar as matérias e ajudar os alunos futuramente.
Espero que futuramente, ou até agora, eu possa ajudar sobre algo que eu sei à pessoas com alguma dúvida.

Sim! O título está confuso e você provavelmente não entendeu nada, mas vou desenvolver melhor aqui no campo:

A equação abaixo demonstra uma regra onde tive dúvida numa outra situação exemplificado ainda mais abaixo
\(a) (-3)^2 = +9\)
\(b) -3^2 = -9\) (Porque é apenas o 3 elevado a 2, certo? Sendo 3x3 = 9 e o sinal negativo apenas se manteve, já que era da operação)

Hoje, eu tive que resolver a seguinte equação:
\(\frac{x+2}{2}-\frac{2x-3}{3}=\frac{3x+1}{4}\)

Segundo meu (e de alguns colegas) o desenvolvimento se caminharia para:

\(\frac{6(x+2)-4(2x-3)}{12}=\frac{3(3x+1)}{12}\)

E então um amigo perguntou se na parte do -4(2x-3), o menos iria afetar a multiplicação. Eu, que acreditei que a mesma regra se aplicava, já que acreditei que fosse um menos da operação, disse que não. Mais tarde, ao discutir outra questão com a professora e um caso igual (com outros valores) aconteceu, ela disse que se multiplicava com o menos.

No decorrer do meu desenvolvimento, obtive:

\(6x+12-8x-12=9x+3\)

O correto, segundo o que entendi desta vez, seria:

\(6x+12-8x+12\)

Certo? Poderiam me explicar mais precisamente essa de "o sinal é da operação"?
Porque há algum tempo eu basicamente nem usava isso, mas a partir da potência que dei exemplo no início do texto, vi que era necessário. Mas como saber esta regra "corretamente"? No caso que citei, onde não consegui realizar a operação claramente, pareceu claro fazer o mesmo esquema, mas acabei errando.

Enfim, me ajudem por favor. Se ainda ficou confuso, eu posso tentar esclarecer ainda mais. Obrigado.

Re: Dúvida nas regras de multiplicação para números separados ou não do menos por parênteses

24 abr 2015, 14:50

Seja muito bem-vindo Victor!

(-3)² = (-3)(-3) = 9 Correto!

-3² = -(3)² = -9 Correto! ---> Aqui, o sinal de menos está do lado de fora, ou seja, resolvemos a potência e depois fazemos o jogo de sinal.

Quanto à dúvida da equação fracionária:

1°) Está montada correta!

2° O sinal de menos por fora do parêntese altera todos os sinais internos. Logo, o correto seria: (-8x + 12)!

Vou te dar um outro exemplo. Acompanhe:

2x - (3 + x) = 9

Resolvendo: 2x [color=#FF0:)000]-[/color] 3 - x = 9

x = 9 + 3 ---> x = 12 (O número 3 passou a ser positivo porque o joguei para o outro lado da igualdade).

A dúvida ainda persiste?

Qualquer coisa estou a disposição.

:)

Re: Dúvida nas regras de multiplicação para números separados ou não do menos por parênteses

24 abr 2015, 20:34

Spoiler:
Estudioso Escreveu:Seja muito bem-vindo Victor!

(-3)² = (-3)(-3) = 9 Correto!

-3² = -(3)² = -9 Correto! ---> Aqui, o sinal de menos está do lado de fora, ou seja, resolvemos a potência e depois fazemos o jogo de sinal.

Quanto à dúvida da equação fracionária:

1°) Está montada correta!

2° O sinal de menos por fora do parêntese altera todos os sinais internos. Logo, o correto seria: (-8x + 12)!

Vou te dar um outro exemplo. Acompanhe:

2x - (3 + x) = 9

Resolvendo: 2x [color=#FF0:)000]-[/color] 3 - x = 9

x = 9 + 3 ---> x = 12 (O número 3 passou a ser positivo porque o joguei para o outro lado da igualdade).

A dúvida ainda persiste?

Qualquer coisa estou a disposição.

:)

Muito obrigado!
Não está 100% claro ainda, mas creio que assim que surgirem mais operações, eu vou me adequando.
Começo a achar que o tipo de multiplicação exemplificado nas potências ocorra apenas em casos muito específicos, como na das potências.
A lógica em si não é complicado, mas me confunde quando aplicar. Enfim, obrigado!
Responder