Sim! O título está confuso e você provavelmente não entendeu nada, mas vou desenvolver melhor aqui no campo:
A equação abaixo demonstra uma regra onde tive dúvida numa outra situação exemplificado ainda mais abaixo\(a) (-3)^2 = +9\)
\(b) -3^2 = -9\) (Porque é apenas o 3 elevado a 2, certo? Sendo 3x3 = 9 e o sinal negativo apenas se manteve, já que era da operação)
Hoje, eu tive que resolver a seguinte equação:
\(\frac{x+2}{2}-\frac{2x-3}{3}=\frac{3x+1}{4}\)
Segundo meu (e de alguns colegas) o desenvolvimento se caminharia para:
\(\frac{6(x+2)-4(2x-3)}{12}=\frac{3(3x+1)}{12}\)
E então um amigo perguntou se na parte do -4(2x-3), o menos iria afetar a multiplicação. Eu, que acreditei que a mesma regra se aplicava, já que acreditei que fosse um menos da
operação, disse que não. Mais tarde, ao discutir outra questão com a professora e um caso igual (com outros valores) aconteceu, ela disse que se multiplicava
com o menos.
No decorrer do meu desenvolvimento, obtive:
\(6x+12-8x-12=9x+3\)
O correto, segundo o que entendi desta vez, seria:
\(6x+12-8x+12\)
Certo? Poderiam me explicar mais precisamente essa de "o sinal é da operação"?
Porque há algum tempo eu basicamente nem usava isso, mas a partir da potência que dei exemplo no início do texto, vi que era necessário. Mas como saber esta regra "corretamente"? No caso que citei, onde não consegui realizar a operação claramente, pareceu claro fazer o mesmo esquema, mas acabei errando.
Enfim, me ajudem por favor. Se ainda ficou confuso, eu posso tentar esclarecer ainda mais. Obrigado.