Switch to full style
Funções crescentes, decrescentes, monótonas, pares, ímpares, derivadas no ponto, etc.
Responder

Provar que o vértice é (-b/2a ; − ∆/4a)

20 jul 2014, 01:01

Respondi esta mesma questão utilizando derivada:
Provar que o vértice da parábola é (-b/2a ; − ∆/4a).
http://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=8&t=6502
Poderia me indicar como posso provar através da forma canônica ou de outra maneira.

OFF:Não estou conseguindo responder as perguntas dos usuários quando faço mais de uma pergunta. É normal no fórum?

Re: Provar que o vértice é (-b/2a ; − ∆/4a)

20 jul 2014, 01:25

Boa noite,

lordm64 Escreveu:OFF:Não estou conseguindo responder as perguntas dos usuários quando faço mais de uma pergunta. É normal no fórum?

Há um limite (se não me falha a memoria) de 5 tópicos por dia.

lordm64 Escreveu:Poderia me indicar como posso provar através da forma canônica ou de outra maneira.

A parábola é uma curva simétrica em relação ao eixo dos \(y\), o vértice fica bem no meio das raizes, então para encontrar o \(x\) do vertice basta usarmos a fórmula das raizes: somamos as duas raizes previstas na formula e dividimos por 2. Para encontrar o \(y\) do vertice basta usar o resultado do \(x\) na fórmula canonica.

20 jul 2014, 01:37

fraol Escreveu:Boa noite,

lordm64 Escreveu:OFF:Não estou conseguindo responder as perguntas dos usuários quando faço mais de uma pergunta. É normal no fórum?

Há um limite (se não me falha a memoria) de 5 tópicos por dia.

lordm64 Escreveu:Poderia me indicar como posso provar através da forma canônica ou de outra maneira.

A parábola é uma curva simétrica em relação ao eixo dos \(y\), o vértice fica bem no meio das raizes, então para encontrar o \(x\) do vertice basta usarmos a fórmula das raizes: somamos as duas raizes previstas na formula e dividimos por 2. Para encontrar o \(y\) do vertice basta usar o resultado do \(x\) na fórmula canonica.

Não tinha pensado dessa forma. Obrigado

20 jul 2014, 19:22

Outra forma ...

Completar quadrados . O que se pode dizer quando a é positivo ou negativo ?

21 jul 2014, 01:37

santhiago Escreveu:Outra forma ...

Completar quadrados . O que se pode dizer quando a é positivo ou negativo ?

Podes me explicar melhor ? pois não entendi.

Completar quadrado da função ax²+bx+c ?
Responder