Funções crescentes, decrescentes, monótonas, pares, ímpares, derivadas no ponto, etc.
Responder

inclinar função cosseno  [resolvida]

05 fev 2013, 19:02

Estou desenvolvendo um game e gostaria que um dos elementos se move-se em zigue-zague a partir de um ponto a outro,para isso estou usando uma função cosseno(\(f(x) = x + 20 * cos(y/6)\)
considerando que x e y são valores dos eixos de um plano cartesiano e o valor de f(x) é atribuído à coordenada x do elemento. Com isto eu tenho o comportamento-1 ,mas gostaria de inclinar minha função e obter o comportamento-2,podendo definir as coordenadas de onde a função irá iniciar e onde irá terminar
Anexos
gif2.gif
comportamento-2
gif2.gif (3.96 KiB) Visualizado 2563 vezes
gif1.gif
comportamento-1
gif1.gif (3.82 KiB) Visualizado 2563 vezes

Re: inclinar função cosseno

05 fev 2013, 23:13

Boa noite,

Minha sugestão é você efetuar uma rotação dos eixos coordenados usando, por exemplo, uma equação de rotação:

\(\begin{cases}x = x^{\prime}\cos \theta - y^{\prime}\sin \theta\\y = x^{\prime}\sin \theta + y^{\prime}\cos \theta\\\end{cases}\)

Na qual \((x,y)\) e \((x', y')\) representam um ponto antes e depois da rotação e \(\theta\) é o ângulo de rotação.

06 fev 2013, 00:17

fraol Escreveu:Boa noite,

Deixa eu fazer uma correção, pois olhando agora pelo computador, vi que inverti a coisa no celular:

A equação de rotação é:

\(\begin{cases}x^{\prime} = x\cos \theta - y\sin \theta\\y^{\prime} = x\sin \theta + y\cos \theta\\\end{cases}\)

Na qual \((x,y)\) e \((x', y')\) representam um ponto antes e depois da rotação e \(\theta\) é o ângulo de rotação.

06 fev 2013, 00:34

Obrigado pela ajuda,irei tentar desta maneira
Responder