Funções crescentes, decrescentes, monótonas, pares, ímpares, derivadas no ponto, etc.
05 fev 2013, 19:02
Estou desenvolvendo um game e gostaria que um dos elementos se move-se em zigue-zague a partir de um ponto a outro,para isso estou usando uma função cosseno(\(f(x) = x + 20 * cos(y/6)\)
considerando que x e y são valores dos eixos de um plano cartesiano e o valor de f(x) é atribuído à coordenada x do elemento. Com isto eu tenho o comportamento-1 ,mas gostaria de inclinar minha função e obter o comportamento-2,podendo definir as coordenadas de onde a função irá iniciar e onde irá terminar
- Anexos
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- comportamento-2
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- comportamento-1
- gif1.gif (3.82 KiB) Visualizado 2563 vezes
05 fev 2013, 23:13
Boa noite,
Minha sugestão é você efetuar uma rotação dos eixos coordenados usando, por exemplo, uma equação de rotação:
\(\begin{cases}x = x^{\prime}\cos \theta - y^{\prime}\sin \theta\\y = x^{\prime}\sin \theta + y^{\prime}\cos \theta\\\end{cases}\)
Na qual \((x,y)\) e \((x', y')\) representam um ponto antes e depois da rotação e \(\theta\) é o ângulo de rotação.
06 fev 2013, 00:17
fraol Escreveu:Boa noite,
Deixa eu fazer uma correção, pois olhando agora pelo computador, vi que inverti a coisa no celular:
A equação de rotação é:
\(\begin{cases}x^{\prime} = x\cos \theta - y\sin \theta\\y^{\prime} = x\sin \theta + y\cos \theta\\\end{cases}\)
Na qual \((x,y)\) e \((x', y')\) representam um ponto antes e depois da rotação e \(\theta\) é o ângulo de rotação.
06 fev 2013, 00:34
Obrigado pela ajuda,irei tentar desta maneira
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