Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 29 mar 2024, 15:29

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 27 set 2017, 03:48 
Offline

Registado: 26 set 2017, 11:59
Mensagens: 12
Localização: minha casa
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Seja xOy um sistema de coordenadas cartesianas para o plano, no qual as unidades de medidas nos dois eixos é o metro (m). Nesse plano, considere o esboço de um projeto arquitetônico de um novo bairro que demarca regiões planas destinadas ao uso coletivo de moradores. No projeto, consta uma região triangular de área 600 m², em que será construída uma praça. Essa região está compreendida entre os eixos coordenados cartesianos e o gráfico da função afim

y=f(x)=k−3x, em que k é uma constante real positiva.


(a) Represente, em função de k, as coordenadas cartesianas dos pontos em que o gráfico de f intersecta os eixos coordenados.

(b) Determine o valor de k.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 set 2017, 10:52 
Offline

Registado: 07 mai 2016, 18:24
Mensagens: 260
Localização: Coimbra
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 64 vezes
Não sabe como encontrar os pontos de intersecção? Ou sabe mas tem dificuldades a encontrá-las? Especifique.

_________________
Não sou português. Não sou simpático.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 set 2017, 13:21 
Offline

Registado: 26 set 2017, 11:59
Mensagens: 12
Localização: minha casa
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
e que eu não consegui compreender essa questão, se tiver como alguem resolver pra eu ter uma ideia de como e, agradeço.
e quando resolverem me falarem o nome especifico desse conteúdo pra eu dar uma estudada.
:) :(


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 set 2017, 18:32 
Offline

Registado: 07 mai 2016, 18:24
Mensagens: 260
Localização: Coimbra
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 64 vezes
Você é esperto demais. :D Este fórum não é servico gratuito de resolução de TPC. É fazendo que se aprende, não olhando.

Se você é motivado para aprender algo, comece por compreender o enunciado. O que é que não está a perceber, especificamente? Por exemplo, isto: «Seja xOy um sistema de coordenadas cartesianas para o plano» - é claro o não?

Pelos vistos, a matéria chama-se coordenadas no plano e a equação da reta. Tem um manual escolar, não tem?

_________________
Não sou português. Não sou simpático.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 set 2017, 20:33 
Offline

Registado: 26 set 2017, 11:59
Mensagens: 12
Localização: minha casa
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
certo, desculpa vou tentar aqui


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 set 2017, 18:00 
Offline

Registado: 26 set 2017, 11:59
Mensagens: 12
Localização: minha casa
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Consegui perceber que
A função intersecta os eixos das coordenadas, quando ela corta o eixo x e quando corta o eixo y. Então isso acontecerá em dois pontos distintos. Um quando x= 0 e o outro quando Y = 0.
Então um ponto será (0, ?) e o outro ( ?, 0)
Se algm poder dar uma luz '-'


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 set 2017, 20:50 
Offline

Registado: 07 mai 2016, 18:24
Mensagens: 260
Localização: Coimbra
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 64 vezes
Muito bem!

Ora bem, sabe o que é a equação de uma linha? Por exemplo, o que é que significa «a linha L tem a equação F(x, y) = 0»?

_________________
Não sou português. Não sou simpático.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 set 2017, 21:19 
Offline

Registado: 26 set 2017, 11:59
Mensagens: 12
Localização: minha casa
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
acho que isso, exemplo uma função linear ela e uma linha ne? dai e disso que tu ta falando, dai e pra descobrir e função que forma essa linha? .-.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 set 2017, 21:42 
Offline

Registado: 07 mai 2016, 18:24
Mensagens: 260
Localização: Coimbra
Agradeceu: 8 vezes
Foi agradecido: 64 vezes
Não. Estava a perguntar se você sabia a definição da equação de uma linha.

Por exemplo, dizemos que y = x + 1 é a equação de uma reta. Mas o que isto significa precisamente?

Isto significa, primeiro, que as coordenadas (x, y) de qualquer ponto da reta satisfazem a equação. Por exemplo, se desenhar a reta, se vê que o ponto (0, 1) está sobre ela. E na verdade as coordenadas satisfazem a equação: 1 = 0 + 1 é verdadeiro.

E ao contrário, se as coordenadas de um ponto satisfizerem a equação da reta, o ponto está na reta. Por exemplo, sem desenhar nada, podemos afirmar que o ponto (10, 11) está sobre a reta, já que 11 = 10 + 1 é verdadeiro.

Agora 3 = 4 + 1 é falso, então o ponto (4, 3) não pertence à reta.

Geralmente, dizemos que a linha L tem a equação F(x, y) = 0, se 1) as coordenadas de cada ponto de L satisfazem a equação; 2) se as coordenadas de um ponto satisfizerem a equação, o ponto está sobre a linha L.

Está a perceber? É absolutamente necessário saber e compreender esta definição.

Você já disse corretamente que o ponto da intersecção da reta e do eixo Ox tem a forma \((x_1, 0)\). O valor de \(x_1\) não sabemos. Contudo, sabemos que o ponto está sobre a reta. Consequentemente, as coordenadas satisfazem a equação, ou seja, substituindo x por \(x_1\) e y por 0, obtemos uma igualdade verdadeira. Qual fica a igualdade?

_________________
Não sou português. Não sou simpático.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 29 set 2017, 11:33 
Offline

Registado: 26 set 2017, 11:59
Mensagens: 12
Localização: minha casa
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
substituindo fica F(x1,0)=0???, ou ate mesmo f(x)=0x1


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron