Funções crescentes, decrescentes, monótonas, pares, ímpares, derivadas no ponto, etc.
03 mar 2014, 19:26
Boa tarde,
Gostaria da ajuda de vocês, para reescrever a função: raiz(2).
Tenho essas alternativas, porém em iteração de aproximações sucessivas não consegui realizar com nenhuma delas.
X= X² + X - 2
X= 2 / X
X = 2 * Raiz(x)
Obrigado a todos.
03 mar 2014, 23:45
Tem que escolher a função iteradora e o valor inicial de modo que sejam verificadas as condições do teorema do ponto fixo ( afunção iteradora deve ser invariante e contractiva em determinado intervalo, no qual deve ser escolhido a aproximação inicial)... Uma possibilidade é:
\(x_0 = 1
x_{n+1} = 0.1 x_n^2 - 0.2 + x_n\)
04 mar 2014, 13:36
Bom dia, amigo.
Eu realizei a iteração dada essa sua função, porém o resultado não concluiu 1, 4142........
Uma função que quase me aproximei do resultado foi 2/raiz (x + 0, 6), mas sei que esta errado.
Se puder me explicar melhor ficaria mtp agradecido.
Obrigado
05 mar 2014, 09:02
Eu troquei um sinal... se usar
\(x_0=1
x_{n+1} = -0.1 x_n^2+0.2+x_n\)
Ao fim de 100 iterações obtém 1.414213562, em que todas as casas decimais são correctas. Em geral, se a função iteradora for diferenciáveis e a sua derivada num intervalo que contenha a solução (ponto fixo) for em módulo inferior a 1, a sucessão dada pela iteração converge para a solução, desde que a aproximação inicial seja suficientemente próxima da solução. no link seguinte pode encontrar mais detalhes:
http://www.math.ist.utl.pt/~calves/courses/eqn/capii212.html
06 mar 2014, 02:28
Entendi amigo, desse jeito deu certo, se não for pedir muito, poderia entender sua linha de raciocínio, pois a minha era deixar o x na função sem me preocupar em alterar o valor de 2.
Muito obrigado pela ajuda.
06 mar 2014, 09:22
Para utilizar o método do ponto fixo é necessário escrever a equação na forma x = g(x), porém existe uma infinidade de maneiras de o fazer. Para algumas destas funções g a iteração converge, enquanto que para outras não converge. O teorema do ponto fixo que referi antes fornece um conjunto de condições suficientes para garantir a convergência da iteração. Neste caso concreto, uma das equações que propôs inicialmente foi
\(x = x^2+x-\textrm{2}\).
Essa equação é equivalente a \(x^2-2=\textrm{0}\), pelo que \(\sqrt(2)\) é uma das suas soluções. No entanto, ao calcular a derivada de g neste caso obtemos \(g'(x) = 2x+1\), que é maior do que 1 em intervalos que contém a solução pretendida. Deste modo a iteração não pode convergir. A iteração que propus é também equivalente à equação inicial, mas já não tem este problema
\(x^2-2=0 \Leftrightarrow
0 = -x^2+2 \Leftrightarrow
0 = -0.1\times x^2 +0.1 \times x \Leftrightarrow
x = x - 0.1 x^2 +0.2\)
06 mar 2014, 11:50
Muito obrigado pela ajuda. Os próximos exercícios manterei essa linha de raciocínio. Grande abraço.