Fórum de Matemática | DÚVIDAS? Nós respondemos!
https://forumdematematica.org/

Extremos relativos de uma função e zeros da sua derivada
https://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=21&t=8588
Página 1 de 1

Autor:  TelmaG [ 26 abr 2015, 12:36 ]
Título da Pergunta:  Extremos relativos de uma função e zeros da sua derivada  [resolvida]

Seja \(h^{'}=\frac{8x-40}{-x^{2}+10x+11}\) a expressão da derivada da função \(h\left ( x \right )=15-4\, \ln \left ( -x^{2}+10x+11 \right )\)

Como h (x) modela uma situação de contexto real, está contemplada num domínio específico, nomeadamente \(x\, \in \, [\, 0,5\, ]\)

Estude a função h relativamente à monotonia.

Proposta de resolução

\(h^{'}\left ( x \right )=0\Leftrightarrow \, \frac{8x-40}{-x^{2}+10x+11}=0\, \Leftrightarrow \, 8x-40=0\; \wedge \; -x^{2}+10x+11\, \neq \, 0\, \Leftrightarrow \, x=5\; \wedge \; \left ( x\, \neq \, 1\; \vee \; x\, \neq \, 11 \right )\, \Leftrightarrow \, x=5\)

Poderíamos ter logo concluído que o estudo da variação do sinal da derivada se faz tendo em conta apenas a expressão \(8x-40\) visto que \(-x^{2}+10x+11\) é sempre positiva qualquer que seja o valor de x pertencente ao domínio.

No entanto, na proposta de resolução que eu consultei foi utilizado o seguinte método:

Anexo:
Tabela de variação.JPG
Tabela de variação.JPG [ 58.22 KiB | Visualizado 1553 vezes ]


Observando a tabela de variação do sinal da derivada, posso concluir que, quer x=0, quer x=10 são maximizantes da função h, mesmo que estes valores não sejam zeros da derivada de h ? Os extremos relativos de uma função não são sempre zeros da derivada da respetiva função?

Obrigada.

Autor:  Rui Carpentier [ 26 abr 2015, 17:40 ]
Título da Pergunta:  Re: Extremos relativos de uma função e zeros da sua derivada

Citar:
Os extremos relativos de uma função não são sempre zeros da derivada da respetiva função?


Nem sempre, a menos que o domínio seja aberto. Tudo o que podemos dizer é que um ponto no interior do domínio de uma função diferenciável é ponto de extremo local se e só se for um zero da derivada da função. Mas se o ponto for fronteiro já é possível que seja ponto de extremo local sem que a derivada se anule. Pense por exemplo na função identidade f(x)=x no intervalo [0,1], tem máximo relativo (e absoluto) em x=1 e mínimo relativo (e absoluto) em x=0.

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/