Todas as dúvidas sobre sistemas lineares de equações e Progressões aritméticas ou geométricas
02 set 2014, 19:11
Preciso de ajuda para montar o sistema linear, não precisa resolver o problema, só quero mesmo que me ajudem a montar o sistema obrigado.
PROBLEMA: Uma fabrica de automóveis produz 3 modelos de carros identificados por A, B e C. Cada um deles passa por 3 setores diferentes de montagem: o setor de motores, o setor de lataria e o setor de acabamento. O setor de motores trabalha 80 horas por semana, o setor de lataria trabalha 60 horas por semana e o setor de acabamento trabalha 95 horas semana. Sabe-se que:
(a) o modelo A precisa de 3 horas no setor de motores, 2 horas no setor de lataria e 3 horas no setor de acabamento;
(b) o modelo B precisa de 2 horas no setor de motores, 2 horas no setor de lataria e 3 horas no setor de acabamento;
(c) o modelo C precisa de 4 horas no setor de motores, 3 horas no setor de lataria e 5 horas no setor de acabamento.
Questão:
Quantos carros de cada modelo a fabrica e capaz de produzir semanalmente?
Roteiro:
(a) Represente o problema acima na forma de um sistema de equações lineares.
(b) Encontre a solução do sistema linear.
02 set 2014, 21:12
para o setor dos motores
(a) \(3\times a +2\times b + 4\times c = 80\)
ou de forma simplificada
\(3a +2b + 4c = 80\)
consegue entender o princípio e avançar?
ficará com um sistema linear de 3 equações e 3 incógnitas, fácil de solucionar
02 set 2014, 21:39
Da sua forma na minha cabeça é isso:
Carro A | Carro B | Carro C | Horas
Motor 3xa + 2xb + 4xc = 80
Lataria 2xa + 2xb + 3xc = 60
Acabamento 3xa + 3xb + 5xc = 95
Se eu calcular o sistema terei como xa o valor de carros "A" produzido na semana?
02 set 2014, 22:27
Gaw Escreveu:
Se eu calcular o sistema terei como xa o valor de carros "A" produzido na semana?
correto, o valor \(a\) dar-lhe-á o número de carros produzidos numa semana
03 set 2014, 13:07
Haaaaaaaa não to conseguindo zerar minha matriz tah dando número quebrado =/
03 set 2014, 17:17
A solução do sistema é (10, 5, 10).