31 jul 2013, 18:32
31 jul 2013, 18:46
andre.felipe.955 Escreveu:Olá. Essa é minha primeira pergunta nesse fórum. Tenho estudado sozinho em casa através de uma apostila (somente esse semestre) mas possuo uma certa dificuldade com alguns exercícios relacionados a física e matemática. Como não tenho auxílio de algum professor no momento, vou deixar aqui os exercícios que não consegui resolver, começando por esse:
Na sucessão de figuras apresentadas abaixo, cada uma delas é formada por um conjunto de palitos de fósforo.
Aí tem 4 imagens.
A figura 1 possui 4 palitos de fósforo.
A figura 2 possui 12 palitos de fósforo.
A figura 3 possui 24 palitos de fósforo.
A figura 4 possui 40 palitos de fósforo.
OBS: As figuras formam quadrados, por exemplo: A figura 2 possui 12 palitos de fósforo e forma um quadrado 2x2, o interior também é preenchido e totaliza 4 quadrados. É como um tabuleiro de xadrez.
Sabendo que essas figuras representam os quatro primeiros termos de uma sucessão de figuras que seguem a mesma lei de formação, o número de palitos de fósforos necessários para construir a décima figura será:
a) 100
b) 120
c) 200
d) 220
e) 240
Me desculpem se usei termos errados, sou horrível nessa matéria. Vou tentar colocar uma foto das figuras para melhor compreensão. Eu não sei que tipo de progressão é essa, eu tentei usar progressão geométrica e aritmética mas não deu certo... Se quiserem me deixar alguma matéria específica para estudar, estudarei, pois não sei no que se baseia isso...
Obrigado.
31 jul 2013, 18:51
31 jul 2013, 18:57
andre.felipe.955 Escreveu:Sim, isso que está no gabarito! Obrigado... Mas ainda fiquei um pouco confuso. É progressão geométrica? Que fórmula é essa que você usou e o que é a letra "a"?
Desde já, muito obrigado!
31 jul 2013, 19:04