Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 11:44

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 31 mar 2016, 19:29 
Offline

Registado: 31 mar 2016, 19:07
Mensagens: 2
Localização: florianópolis
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Boa tarde, a uma semana iniciei o curso de tec. em Eletrônica, estou fazendo uma revisão de matemática básica, me deparei com uma questão: 1/2+3=? e segundo o gabarito o resultado é: 7/2 e meu resultado deu 4/2, se alguém puder me explicar serei grato, att Davi Hoepers


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 31 mar 2016, 19:58 
Offline

Registado: 28 jun 2015, 18:49
Mensagens: 294
Localização: Varginha
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 83 vezes
Davi Hoepers Escreveu:
Boa tarde, a uma semana iniciei o curso de tec. em Eletrônica, estou fazendo uma revisão de matemática básica, me deparei com uma questão: 1/2+3=? e segundo o gabarito o resultado é: 7/2 e meu resultado deu 4/2, se alguém puder me explicar serei grato, att Davi Hoepers


Nem sei como explicar.
A fração 1 sobre 2, que se escreve assim: 1/2 , quer dizer que é metade do 1. O número 2 que aparece em baixo quer dizer que é a metade do número que está em cima. O número que fica na parte de cima da barra chama-se numerador e o número que fica na parte de baixo da barra é o denominador. O número de baixo indica em quantas vezes devemos dividir o número de cima em partes iguais.
Então, o número 1 deverá ser dividido em duas (2) partes iguais. Se fosse 8/3, então o número 8 deverá ser dividido em 3 partes iguais.
Como dividimos 1 por 2?
1 | 2
10 | 2
..... 0,
Como 1 é menor que 2, então acrescento um 0 ao lado do 1 ( que é o mesmo que multiplicar por 10 ) e escrevo em baixo do 2 o resultado 0,
Dividindo 10 por 2, obtemos 5. Daí, coloco o número 5 ao lado da vírgula.
10 | 2
..... 0,5
Como 5 vezes 2 é igual a 10, e, ao lado do 2 estava 10, então termino a conta.
Logo, 1/2 = 0,5 ( que se lê meio )
Assim, 0,5 + 3 = ?
0,5
3,0 ... +
----
3,5
Portanto, o resultado é 3,5. Não poderia ter como resultado o seu 4/2, que é 2.
Logo, 1/2 + 3 não pode ser feito da maneira como você achou que era. Aliás, em matemática, não se faz as coisas do jeito que achamos que é, e sim, do jeito que ela permite que se faça. Por isso você deve aprender as ferramentas das operações.

Mas, a resposta foi 3,5 e não 7/2, como sei se está certo?
O segredo tá em multiplicar por 2, ou seja, 3,5 x 2 = 7
Mas, em matemática, quando fazemos uma operação de multiplicar e queremos voltar ao original devemos fazer a operação de dividir. Daí, a resposta fica 7/2

Existe outro jeito de fazer, mas você tem que aprender primeiro outras coisas.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 31 mar 2016, 20:05 
Offline

Registado: 31 mar 2016, 19:07
Mensagens: 2
Localização: florianópolis
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
professorhelio Escreveu:
Davi Hoepers Escreveu:
Boa tarde, a uma semana iniciei o curso de tec. em Eletrônica, estou fazendo uma revisão de matemática básica, me deparei com uma questão: 1/2+3=? e segundo o gabarito o resultado é: 7/2 e meu resultado deu 4/2, se alguém puder me explicar serei grato, att Davi Hoepers


Nem sei como explicar.
A fração 1 sobre 2, que se escreve assim: 1/2 , quer dizer que é metade do 1. O número 2 que aparece em baixo quer dizer que é a metade do número que está em cima. O número que fica na parte de cima da barra chama-se numerador e o número que fica na parte de baixo da barra é o denominador. O número de baixo indica em quantas vezes devemos dividir o número de cima em partes iguais.
Então, o número 1 deverá ser dividido em duas (2) partes iguais. Se fosse 8/3, então o número 8 deverá ser dividido em 3 partes iguais.
Como dividimos 1 por 2?
1 | 2
10 | 2
..... 0,
Como 1 é menor que 2, então acrescento um 0 ao lado do 1 ( que é o mesmo que multiplicar por 10 ) e escrevo em baixo do 2 o resultado 0,
Dividindo 10 por 2, obtemos 5. Daí, coloco o número 5 ao lado da vírgula.
10 | 2
..... 0,5
Como 5 vezes 2 é igual a 10, e, ao lado do 2 estava 10, então termino a conta.
Logo, 1/2 = 0,5 ( que se lê meio )
Assim, 0,5 + 3 = ?
0,5
3,0 ... +
----
3,5
Portanto, o resultado é 3,5. Não poderia ter como resultado o seu 4/2, que é 2.
Logo, 1/2 + 3 não pode ser feito da maneira como você achou que era. Aliás, em matemática, não se faz as coisas do jeito que achamos que é, e sim, do jeito que ela permite que se faça. Por isso você deve aprender as ferramentas das operações.

Mas, a resposta foi 3,5 e não 7/2, como sei se está certo?
O segredo tá em multiplicar por 2, ou seja, 3,5 x 2 = 7
Mas, em matemática, quando fazemos uma operação de multiplicar e queremos voltar ao original devemos fazer a operação de dividir. Daí, a resposta fica 7/2

Existe outro jeito de fazer, mas você tem que aprender primeiro outras coisas.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron