Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Equação de superficie delimitada por duas curvas ambas a passar por (0,0)

21 jun 2016, 15:54

Boa tarde,
Preciso de ajuda na resolução de um problema.

Preciso de saber qual a equação de uma superfície em 3D delimitada por duas curvas. Sei qual a equação das duas curvas, sendo que uma está em xy e outra em xz. Ambas as curvas passam pelo ponto (0,0).

Anexo uma imagem exemplo da superfície e das curvas.

Obrigada,
Catarina
Anexos
20160621_154340.jpg

Re: Equação de superficie delimitada por duas curvas ambas a passar por (0,0)

21 jun 2016, 17:40

Superfície em 3D, delimitada por duas curvas pertencentes, respetivamente a Ox e Oy... Isso é matéria de secundário?!
Acho que no secundário só damos até planos e formas básicas...

Se estivesse a falar de retas (assumi que seriam retas de 45º em relação aos respetivos eixos), penso que seria algo deste género:
Spoiler:
\(\vec{u}=(1,0,1)\)
\(\vec{v}=(1,1,0)\)

\(\left\{\begin{matrix}\vec{n}\cdot \vec{u}=0 \\ \vec{n}\cdot \vec{v}=0 \end{matrix}\right.\Leftrightarrow \left\{\begin{matrix} (a,b,c)\cdot (1,0,1)=0 \\ (a,b,c)\cdot (1,1,0)=0 \end{matrix}\right.\Leftrightarrow \left\{\begin{matrix} a+c=0 \\ a+b=0 \end{matrix}\right.\Leftrightarrow \left\{\begin{matrix} c=b \\ a=-b \end{matrix}\right.\)

\(\vec{n}={-b,b,b}\)
Se b=1, por exemplo:
\(-bx+by+bz+d\Leftrightarrow -x+y+z+d=0\)
Substituindo pela extremidade de \(\vec{u}=(1,0,1)\) determina-se que d=0
Logo, a equação do respetivo plano seria \(-x+y+z=0\)

Ou será algo deste género: http://www.im.ufrj.br/waldecir/calculo2/capitulo3_espaco.pdf (pg.8/+)?

Re: Equação de superficie delimitada por duas curvas ambas a passar por (0,0)

21 jun 2016, 18:01

Não sei se é matéria de secundário de facto...

Eu sou aluna de doutoramento e estou a tentar descobrir uma solução para um problema que se traduz desta forma.

Vou ver o capitulo que envias-te que me parece que possa ter a solução.

Obrigada.
Responder