Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Dúvida rápida sobre função trigonométrica inversa

02 ago 2016, 13:06

Queria saber só o que aconteceu aqui.
Como assim substituir valores, que valores?
:(

Grato. ;)
Anexos
Sem título.png
Sem título.png (19.84 KiB) Visualizado 1544 vezes

Re: Dúvida rápida sobre função trigonométrica inversa

02 ago 2016, 22:12

Olá carlos05

Se eu entendi bem a sua duvida, acredito seja sobre o funcionamento desta formula. Bom, vamos lá:

A formula pede para você inserir a medida do cateto oposto "opposite" = 35 no numerador, e a medida do cateto adjacente "adjacent" = 65 no denominador.

Esta razão resulta na medida da tangente.

Um detalhe importante aqui é que, esta notação \(tan^{-1}\) neste contexto não indica \(\frac{1}{tan}\), indica na verdade a medida do arco da tangente. Não tem nada a ver com a cotangente = \(\frac{1}{tan}\).

Espero que tenha entendido,

Abraço

02 ago 2016, 22:47

Acho que consegue ver na imagem abaixo uma inscriçãozinha amarela acima das teclas sin , cos e tan.

Está escrito respectivamente \(sin^{-1} , cos^{-1} , tan^{-1}\)

Essas notações indicam respectivamente : arco seno, arco cosseno e arco tangente NESTE CASO (calculadora).
Podemos dizer que é está escrito de forma errônea, mas por convenção acabou ficando.

Não confunda com as inversas dessas funções, veja:

\(\frac{1}{sen(x)} = cosec(x)\)

\(\frac{1}{cos(x)} = sex (x)\)

\(\frac{1}{tan(x)} = \frac{cos(x)}{sen(x)} = cotg(x)\)
Anexos
WIN_20160802_18_24_50_Pro.jpg
teclas seno , cosseno e tangente.
WIN_20160802_18_24_50_Pro.jpg (39.13 KiB) Visualizado 1530 vezes

03 ago 2016, 00:23

Julio Ezequiel Escreveu:Olá carlos05

Se eu entendi bem a sua duvida, acredito seja sobre o funcionamento desta formula. Bom, vamos lá:

A formula pede para você inserir a medida do cateto oposto "opposite" = 35 no numerador, e a medida do cateto adjacente "adjacent" = 65 no denominador.

Esta razão resulta na medida da tangente.

Um detalhe importante aqui é que, esta notação \(tan^{-1}\) neste contexto não indica \(\frac{1}{tan}\), indica na verdade a medida do arco da tangente. Não tem nada a ver com a cotangente = \(\frac{1}{tan}\).

Espero que tenha entendido,

Abraço

Oi Ezequiel, muito obrigado por ter se dado ao trabalho.
Sobre o que você disse acima, eu compreendo. Mas eu estava me referindo a outra coisa. Acho que não fui muito claro mesmo.
A questão pede para eu encontrar o ângulo, junto com o que você disse, até aí tudo bem eu entendo.
A minha pergunta é na verdade sobre o cálculo matemático envolvido no destaque que eu coloquei. (35/65) que acaba virando 28/30º
que daí eu simplesmente calculo normalmente pra encontrar o arco. Essa questão já está respondida, eu já sei o final dela. Eu não
entendi mesmo, é o cálculo envolvido no destaque que eu coloquei. O que realmente aconteceu alí, eu realmente não entendi aquilo.
Foi uma divisão, foi uma multiplicação, uma simplificação?

Grato.
Responder