Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR

20 jan 2013, 15:14

Olá, tudo bem?

Diga-me como posso resolver esse problema. Não precisa resolvê-lo completamente, apenas aponte o que devo fazer, pois não sei nem por onde começar.

Segue abaixo a questão:

Uma pessoa que está em uma margem de um rio enxerga o topo de uma árvore na outra margem sob o ângulo de 60 graus. Quando recua 20 m, enxerga o topo da mesma árvore sob um ângulo de 30 graus. Desprezando a altura do observador, qual é a largura do rio?

Obs.: gostaria de saber se resolvo através do Teorema de Pitágoras, Razão e Proporção etc. De que maneira devo iniciar meus cálculos?

Agradeço a atenção.

Re: NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR

20 jan 2013, 20:27

Olá, boa tarde.

Minha sugestão:

Faça um desenho, um L, chame a vertical de h (altura) e a horizontal de x ( distância entre as margens ) e estabeleça a relação tangente de 60 graus com a altura e a largura do rio.

Depois, outro desenho, um L, chame a vertical de h (altura) e a horizontal de x + 20 ( distância entre as margens mais 20m ) e estabeleça a relação tangente de 30 graus com a altura e a largura do rio + 20.

As tangentes podem ser obtidas a partir de uma tabela trigonométrica.

Re: NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR

20 jan 2013, 21:43

Veja: http://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=23&t=1548
Responder